É de fundamental importância que as empresas se preocupem com a segurança e direito dos seus colaboradores, seguindo todas as exigências impostas pelo Ministério do Trabalho.
Uma dessas exigências diz respeito ao uso dos equipamentos de proteção individuai, também conhecidos como epi.
Esse tipo de equipamento é essencial para prevenir e evitar alguns acidentes, garantindo a segurança e integridade física dos funcionários de uma empresa ou indústria enquanto desempenham a sua atividade.
Existem diversas lojas especializadas na venda desses itens, sendo que os mais procurados são: botina de segurança, luvas, óculos, avental, respirador e outras vestimentas apropriadas.
O uso correto desses equipamentos pode reduzir, consideravelmente, a chance de ocorrerem acidentes.
Isso serve tanto para empresas de grande ou pequeno porte, independentemente da sua quantidade de funcionários.
O que deve ser levado em consideração é o risco que o trabalhador sofre ao executar a sua atividade.
O uso dos equipamentos serve, dentre algumas funções, como forma de proteção contra os ruídos altos de uma indústria, por exemplo.
Os óculos de proteção epi têm o objetivo de proteger que fragmentos ou líquidos de produtos manipulados no ambiente de trabalho venham a atingir a visão do funcionário, em especial, quando há contato com produtos químicos.
Como fazer a perfuração em concreto?
Os profissionais que trabalham no segmento de construção precisam, de maneira constante, realizar a perfuração em concreto, através do auxílio de máquinas específicas que permitem que seja feito um furo no concreto.
Normalmente, os furos em concreto são feitos para auxiliar na:
- construção ou instalação de piscinas;
- instalação de portas;
- instalação de janelas;
- furos em lajes;
- furos em pilares;
- furos para tubulações de ar condicionado;
- fiação elétrica;
- canos da rede hidráulica;
- instalação de exaustores.
Antes de fazer o furo, é preciso realizar um estudo de análise para certificar que não existam pontos vulneráveis na obra que podem ocasionar danos para todo o restante da obra.
Por isso, ao contratar uma empresa para executar esse tipo de serviço, o primeiro passo que ela deve fazer é uma visita técnica.
As máquinas utilizadas para fazer os furos em concreto são as mesmas usadas para furar peças de aço e refratário, por exemplo.
Elas são compostas por motores elétricos que possuem velocidades diferentes de rotação.
Eles são acoplados a colunas metálicas em uma espécie de trator, de onde o operador se utiliza da máquina.
A perfuração em concreto também é feita para permitir a passagem de tubulações elétricas, hidráulicas, de gás, combustíveis, entre outras coisas, por meio de lajes, paredes, vigas, pilares e blocos de fundação de concreto armado.
A profundidade dos furos varia conforme a finalidade que ele vai ter.
Os furos com coroas diamantadas podem ser usados para executar aberturas retangulares ou de formatos variados por meio da cortina de furos.
Contudo, esse método não é considerado eficiente, sendo usado apenas quando não há possibilidade de usar discos ou fios diamantados.
Para que serve o martelete
O martelete, conhecido também como martelo demolidor, é uma ferramenta que se assemelha à função da britadeira.
Contudo, tem um tamanho menor e sua forma parece mais com a de uma furadeira.
O seu uso é constante em reformas, obras e construções, pois serve para auxiliar na demolição de colunas de concreto, pisos e vigas, além de ser utilizado para abrir canaletas que servem para a instalação de tubulação.
Elas também perfuram concreto asfáltico.
O martelete consegue perfurar uma superfície de concreto por meio de um mecanismo elétrico pneumático. Há no mercado dois tipos de martelete, sendo um o pneumático e o outro o elétrico.
O martelete pneumático funciona com base no mecanismo de ar comprimido, enquanto o martelete elétrico tem como base um motor elétrico.
Cada um desses equipamentos possui uma energia de impacto distinta. Por isso, a escolha dessa ferramenta deve levar em consideração às necessidades de uso, às dimensões e propriedades do material que será furado.
É possível encontrar essa ferramenta em lojas de materiais para construção.
No caso de peças para tratores, quando há a necessidade de fazer a substituição ou manutenção de alguma, é recomendado procurar uma loja de peças para tratores específica.
Normalmente, nessas lojas é possível encontrar, além das peças para tratores, outros diversos tipos de equipamentos, como, por exemplo, pás-carregadeiras, escavadeiras hidráulicas, motoniveladoras e retro-escavadeiras, cada uma indicada para uma determinada função.