A indústria da construção civil é uma das principais indústrias no país. Responsável por todo e qualquer projeto, seja ele de construir ou reformar, ela transforma a arquitetura, os espaços e o cotidiano de todos na sociedade, tornando os processos mais simples, confortáveis e seguros de serem realizados.
Por ser uma extensa área, a construção pode ser segmentada em setores, sendo o imobiliário, a área que administra projetos de edificações de imóveis sejam eles comerciais ou residenciais, há também os projetos no setor de transporte, que constroem ou reformam ruas e avenidas.
Há as obras públicas que criam locais de acesso a todos, como praças, bibliotecas, hospitais e escolas. Além dos serviços básicos como construção de redes de saneamento e distribuição de água, e rede de energia elétrica.
Essencial, tanto para executar novos projetos quanto para transformar os antigos, essa indústria tem recebido estímulos tecnológicos e atualmente há muitos processos que são mais fáceis de se fazer, conhecer os principais mudança, modificar o canteiro de obra, otimizar os projetos e aumentar a qualidade deles.
Estruturas pré-fabricadas: o que são?
A estrutura pré fabricada é um resultado da automação industrial e avanços no setor, pois faz uso de processos automáticos para o desenvolvimento de peças que são comumente utilizadas em projetos do setor. As vantagens de aplicar esses recursos aos projetos, resultam em obras mais:
- Sustentáveis;
- Com menor produção de resíduos;
- Otimizadas quanto ao tempo de execução;
- Otimizadas quanto aos processos;
- Entre outros
Além disso, por já serem modelos prontos de fábrica, a quantidade de mão de obra pode ser menor, uma vez que alguns processos não são mais necessários de serem feitos, como é o caso das paredes pré-fabricadas, que só demandam sua instalação ou das lajes alveolares protendidas, que também não são produzidas in loco (na obra).
Outra vantagem dos modelos pré-fabricados é que eles geram mais economia quanto à compra de materiais, pois é mais fácil calcular a quantidade de peças, diminuindo os erros e excessos de produtos que não serão necessários às obras.
Locação de equipamentos e estruturas
Com o acelerado crescimento no setor, muitos outros mercados adjacentes que o abastecem aprimoraram os serviços oferecidos e uma das grandes vantagens foi a promoção de empresas responsáveis por locação de equipamentos e estruturas que são empregadas nos canteiros de obra e são fundamentais para os projetos.
A locação de munck ou caminhão munck diz respeito ao aluguel de um dos principais equipamentos locados. Facilitando o transporte, carga e descarga de produtos e materiais, o munck é empregado desde o assentamento do terreno até as etapas finais, com o transporte de móveis a serem utilizados nos processos de acabamento.
Além do caminhão, há uma variedade de acessórios e ferramentas que podem ser alugadas, como o galpão logístico, essas estruturas são rapidamente montadas e utilizadas para armazenar com mais segurança e qualidade todos os maquinários e produtos que são necessários ao desenvolvimento do projeto.
As vantagens da locação são diversas, mas as principais são a economia gerada e a facilidade de ter o produto por tempo determinado e com todas as características modernas, ou seja, é possível ter sempre as melhores e mais recentes versões dos equipamentos e acessórios que são aplicados no setor.
Desenvolvimento os projetos
As construções modificam e trazem mais qualidade de vida à sociedade, além de ser um indicador de desenvolvimento social e econômico, com isso são projetos que impactam muitas vidas, como a geração de casas de container preço.
Esses modelos mais atuais e sustentáveis de casas, permitem um valor mais acessível e casas móveis, ou facilmente gerenciadas pelas pessoas, podendo ser temporárias ou não, elas otimizam todos os espaços e criam projetos autênticos e surpreendentes, dentro de um pequeno ambiente.
Além de casas que são essenciais a todas as pessoas, há a reforma ou construção de galpões industriais, ou seja, a construção civil é um indústria base para o desenvolvimento das demais indústrias e suas estruturas e setores.
Promovendo o desenvolvimento mais consciente, os projetos têm sido cada vez mais ecológicos, ou seja, os impactos no meio ambiente são minimizados.
Com isso a indústria da construção consegue se desenvolver e desenvolver todos os projetos e setores ao seu redor, promovendo uma sociedade com mais facilidades, conforto e crescimento intelectual, industrial, tecnológico e econômico, transformando os meios e os comportamentos das pessoas.