Para a indústria, setor comercial ou residencial, são exigidas diversas formas de segurança, pois com o passar do tempo, vemos novas formas de deixar as estruturas mais seguras para serem usadas – de forma a não oferecerem risco para aqueles que frequentam o ambiente, ou ainda amenizar situações de risco.
Estamos sempre suscetíveis a diversos problemas, tanto naturais quanto não-naturais, que podem gerar algum acidente ou defeito. Vamos, neste artigo, falar sobre algumas formas de manter a sua estrutura , assim como todos os que frequentam o local em segurança.
Renovação de avcb
Primeiramente é preciso entender do que se trata o avcb. O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro (AVCB) é um documento concedido pelo corpo de bombeiros da polícia militar, que certifica que uma estrutura, na data que consta no documento – ou seja, no dia que foi feita a vistoria-, estava de acordo com as normas de segurança contra incêndio.
Para cada estrutura existe uma pessoa física legalmente responsável por sua utilização, o dever dessa pessoa é manter as condições de seguranças adequadas e sempre realizar a verificação, além de renovar a vistoria.
Quando existe atraso na renovação deste documento, a pessoa responsável tem que responder por uma ocorrência de sinistro. Para além de responder legalmente, quando a estrutura não tem liberação para funcionar pode acarretar a sérios riscos para a vida e integridade de todos; o que seria simplesmente evitado caso houvesse vistoria e manutenção do local, para o devido funcionamento das instalações.
Quando não há a documentação em dia não é possível, por exemplo, acionar a seguradora caso necessite. Isso porque as condições do local não estavam de acordo com as regras de segurança. Com relação a seguradora, também não haverá indenização caso haja dano na estrutura.
Sendo assim, deve-se sempre manter sempre essa licença, para evitar problemas jurídicos e também manter a proteção das pessoas que utilizam a estrutura.
A Renovação de avcb deve ser sempre feita quando a licença vencer, para manter a segurança das pessoas que usam a estrutura e também não gerar problemas ao responsável pelo local.
Instalação de para raios
Antes de começar a falar na instalação, vamos lembrar que a instalação de um equipamento de para-raio é muito importante pois ele é um dispositivo que gera proteção e faz o direcionamento de cargas elétricas. Ou seja, as cargas que vêm da atmosfera são encaminhadas para um ponto de aterramento, protegendo sua estrutura.
A Instalação de para raios é regulamentada pela ABNT, sendo que é a norma 5419/2015. Nessas regras são estabelecidas todas as diretrizes que dão a permissão de implementação do equipamento, que deve seguir diversos cálculos após ser feita a pesquisa de campo.
Obrigatoriamente, para que um projeto seja efetuado de forma correta e com a devida precisão deve-se contratar um engenheiro elétrico, que irá avaliar qual especificação seguir e poderá designar e guiar de forma correta e objetiva o procedimento.
Assim, a instalação será bem efetuada e servirá para seu propósito que é a proteção contra forças da natureza como o raio.
Vale frisar que deverão ser avaliados diversos pontos que são suscetíveis a adversidades, por isso deve ser escolhido um bom profissional para isto.
O para raios é basicamente instalado na parte mais alta de uma edificação, tendo como principal função levar a descarga elétrica provinda de raios até a o solo por meio de um sistema chamado de aterramento.
Já o aterramento consiste em um fio de cobre a mais ou menos 5 metros embaixo da terra, garantindo que a descarga não interfira em nenhum equipamento ou atinja alguma pessoa.
Quadro de distribuição
Uma caixa de luz ou quadro de distribuição, é um sistema de fornecimento elétrico que tem como objetivo dividir uma alimentação elétrica em outros circuitos subsidiários. Ou seja, esse sistema é responsável por coletar a energia na entrada de uma indústria, ou até mesmo residência, e subdividir a mesma em pelos circuitos.
Cada um dos subcircuitos demanda a necessidade de um fusível para sua proteção. Além disso, ele também precisa de um disjuntor. O quadro de distribuição é muito conhecido por ser um painel com vários disjuntores termomagnéticos interligados por barramentos.
O Quadro de distribuição preço devido apresenta ótimo custo-benefício, principalmente pela proteção que oferece.
Em um quadro existem alguns pontos principais, que fazem sua constituição, como:
Barramento neutro;
Disjuntor Geral;
Barramento Terra;
Proteção em policarbonato;
Disjuntores de circuitos;
Barramento de cobre.
As grandes instalações comerciais, industriais entre outras, tem sua operação normalmente com uma alimentação de energia trifásica, para fazer com que essa energia seja distribuída aos circuitos internos sem causar danos.
Exatamente por este motivo, foi criado o quadro de distribuição, preservando a seguridade do ambiente.