Conheça os benefícios do concreto armado na sua construção

O concreto armado é um dos maiores materiais utilizados na construção civil. Suas propriedades permitem que este objeto seja utilizado em quase todos os trabalhos. Tudo isso se deve à sua composição, que é baseada em uma mistura de água, cimento, areia e brita. Assim é possível obter um produto com alta aderência, resistência e durabilidade.

Nesse sentido, o artigo a seguir aborda o tema do concreto armado, variante do concreto comum amplamente utilizado em diversas estruturas, e tenta discutir suas vantagens e aplicações.

O que é concreto armado

O concreto armado pode ser caracterizado como uma estrutura que utiliza barras de aço em conjunto com concreto. Essas juntas são usadas porque o concreto sozinho não pode suportar altas tensões de tração.

No entanto, a utilidade do concreto comum advém do fato de ser muito resistente à pressão. Isso torna possível combinar as propriedades do aço com as propriedades do concreto. Embora o concreto comum não possa suportar uma tensão de tração tão alta, o concreto armado pode suportar as tensões causadas pela presença do aço.

A construção de concreto de aço usa certos elementos importantes, como vigas, colunas de aço, lajes, por exemplo. itens fornecidos pelas lojas de armação de aço para construção, que devem ser medidos com precisão de acordo com os padrões estabelecidos pelos órgãos. nesta área.

Isso resulta em uma estrutura que pode facilmente e rapidamente tomar qualquer forma sem perder a proteção contra corrosão causada pelo metal, por exemplo, de vigas a uma barreira new jersey de concreto.

Deve-se dizer que a execução do concreto armado tem um aspecto mais complexo em relação ao concreto normal, pois vários cuidados devem ser seguidos para garantir a segurança e qualidade do material.

Portanto, a realização de projetos de concreto armado deve ser tarefa de profissionais com amplo conhecimento do material, pois obras de grande porte, como a construção de um capitéis de concreto, requerem preparação e planejamento profissional. Tudo isso permite montar os trabalhos com muita firmeza e segurança.

Além disso, deve-se conhecer os fundamentos do projeto de desenvolvimento, a tecnologia correta dos projetos de concreto armado e as normas nacionais e internacionais relacionadas a este procedimento.

História do concreto armado

A utilização de varetas metálicas em estruturas de pedra e argamassa remonta ao Império Romano em 212 e 217. Depois disso, no século XV, foram criadas outras estruturas com varetas de bronze para cobrir grandes distâncias.

Já no futuro, por volta de 182, um empresário chamado Joseph Aspdin realizou um experimento usando misturas de pó de calcário e argila pré-misturadas com concreto e formaram o conhecido cimento Portland.

Só em 1850 o engenheiro francês Joseph Louis Lambot começou a trabalhar com ferro fundido e massas de cimento, construindo uma parede de argamassa reforçada com várias barras finas de ferro.

Assim, a invenção atraiu a atenção do comerciante durante a exposição. Desde então, o concreto armado vem sendo estudado e amplamente utilizado em construções modernas.

As vantagens do concreto com ar

Concreto armado não se espalharão pelo mundo se não for estruturalmente acessível. Isso mostra que este material apresenta diversas vantagens para a execução do trabalho devido às suas propriedades e especificações. Assim, podem ser mencionadas as seguintes vantagens:

  • Conservação;
  • Adaptabilidade;
  • Manutenção
  • Qualidade;
  • Economia;
  • Desenvolvimento sustentável;
  • Velocidade;
  • Segurança;
  • resistência.

Conservação

Como o concreto armado utiliza materiais muito fortes e resistentes, a estrutura mista pode se tornar mais durável. Isso permite que o edifício dure mais, por vários anos, sem a necessidade de manutenção.

Assim, por exemplo, perfuradora de concreto podem continuar trabalhando e utilizar sua linha de produção sem interrupção para manter suas estruturas.

Adaptabilidade

O concreto armado é conhecido como um material muito adaptável no espaço em que é utilizado. Isso ocorre porque o concreto é uma massa pastosa quando é feito, que pode se adaptar a qualquer espaço em que seja colocado.

O concreto tem assim uma série de utilizações na arquitetura e na engenharia civil, o que permite a elaboração de vários projetos. Assim, o concreto armado pode ser utilizado para diversos trabalhos, desde projetos simples e pequenos até estruturas gigantescas, complicadas e complexas, como o projeto de um fornecedor de piso vinílico

 

Manutenção

Um dos principais problemas associados ao concreto armado é a fissuração ou deterioração da estrutura. Este processo é considerado inevitável porque é impossível para o aço ajudar o concreto a suportar as tensões estruturais sem rachar.

No entanto, várias leis impõem limites às fissuras que não danificam a estrutura.
Quando a fissuração começa a se desviar dos padrões, pode-se fazer a manutenção da estrutura, o que pode ser feito de forma rápida, prática e econômica.

Além disso, como dito acima, a fissuração não ocorre tão rapidamente, então a manutenção do concreto armado pode ser feita em intervalos maiores.

Qualidade

A qualidade interna do concreto armado advém das duas mais importantes normas técnicas aplicáveis ​​às estruturas: NR (Norma Regulamentadora) 6118 e NR 1931, ABNT (Associação de Normas Técnicas do Brasil).

Eles regulam as informações que são necessárias nas decisões tomadas durante o desenho da obra. Essas normas contêm regras que devem ser seguidas durante o trabalho, como requisitos de durabilidade do material utilizado.

Tudo isso garante que não haja defeitos no concreto armado, por isso deve ser preparado com muito entusiasmo.

Economia

Os componentes necessários para a produção de concreto armado estão prontamente disponíveis. Isso possibilita a redução do custo dessa estrutura, o que confere uma vantagem significativa à obra em geral. Dessa forma, por exemplo, as empresa de usinagem de peças podem direcionar seus custos para outras áreas que não as localizações, como processos internos.

Desenvolvimento sustentável

O concreto armado pode ser desenvolvido a partir de projetos que utilizem o mínimo de matéria-prima possível. Além disso, como suas estruturas de concreto duram muito tempo, evita-se a manutenção constante, o que pode prejudicar o meio ambiente.

Velocidade

Realizar procedimentos com concreto armado, desde o momento da mistura dos componentes do concreto até o revestimento, por exemplo na construção de uma caldeiraria de tubos, é muito habilidoso. Esse recurso faz o trabalho rapidamente.

Segurança

O concreto armado, quando construído adequadamente e de acordo com as normas estabelecidas, pode proteger uma estrutura contra o fogo e seus efeitos.

Durabilidade

Projeto de estrutura metálica de concreto resiste a diversas situações, por isso é uma excelente opção para diversos trabalhos. Outro detalhe importante é que devido às propriedades do concreto e do aço, as estruturas feitas com esse material são mais resistentes a vibrações.

Em outras palavras, os edifícios resistem ao movimento de suas estruturas, que geralmente são causados ​​por, por exemplo, vento forte, barulho alto, movimento de veículos, passagem de trens. Isso aumenta o conforto das pessoas na estrutura de concreto armado.

Outra coisa é alta refletividade e grande vantagem estética.
Aspectos desse tipo de concreto permitiram grande avanço na construção, possibilitando o desenvolvimento de novos projetos, ampliando os limites das ideias de engenheiros e arquitetos.

No entanto, vale atentar para a qualidade do concreto escolhido, pois todas as vantagens citadas acima só podem ser alcançadas com material produzido corretamente e seguindo todas as instruções de um profissional. Só assim se consegue uma estrutura completamente inovadora.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.