Ao projetar e construir um condomínio, é fundamental levar em conta alguns aspectos estruturais e também fatores que têm um impacto direto nos custos da construção.
Além disso, pensar nos recursos que devem ser instalados nos variados ambientes oferecidos pelo condomínio também é uma maneira de garantir que ele será mais rentável.
No artigo a seguir, acompanhe algumas informações fundamentais quando o assunto é a construção de condomínios e saiba como tornar o seu empreendimento mais confortável, prático e seguro.
Economia e sustentabilidade
O uso de energia solar tem aumentando cada vez mais e se tornou popular em muitas regiões do mundo, especialmente em empreendimentos que visam aliar modernidade e economia.
Isso sem falar que essa alternativa é uma forma de contribuir para o meio ambiente e tornar seu condomínio muito mais aconchegante no aspecto da sustentabilidade.
É muito importante, porém, considerar uma variedade de informações sobre o local antes de projetar o sistema de energia, realizando cálculos de produção com base nas dimensões territoriais e observando as possibilidades de instalação.
A homologação junto às concessionárias de energia também é fundamental, o que pode ser feito em paralelo às etapas de avaliação.
Um Projeto energia solar residencial, que utiliza o sistema de captação da luz do sol para a geração de energia limpa e eficaz, deve ser feito por profissionais habilitados e atender às demandas do local.
Tal sistema é composto basicamente por três itens, sendo eles a placa de energia fotovoltaica, o inversor e o chamado Dispositivo de Segurança. São esses elementos os responsáveis pelo processo de conversão energética que tornam esse sistema de fornecimento um dos mais eficazes e garantidos disponíveis atualmente .
Vale lembrar que todos os componentes devem estar em perfeitas condições de uso e contar com fabricação de qualidade para fornecerem o melhor desempenho. Mas, afinal, como é feito o processo de obtenção dessa energia?
As placas ou módulos do sistema captam, primeiramente, a energia que é emitida pela luz do sol, absorvendo o máximo possível dela e, assim, conseguem fornecer o devido abastecimento do sistema.
Após isso, o inversor recebe a energia produzida em corrente contínua e a transforma na chamada corrente alternada, que é a energia elétrica que utilizamos cotidianamente em residências, estabelecimentos, etc.
O dispositivo de segurança é responsável por oferecer a proteção necessária em caso de sobrecarregamento ou mesmo de situações diversas que podem acabar interferindo na performance do inversor.
Estrutura da construção
Um dos problemas mais comuns quando se fala em construção civil, especialmente no âmbito das edificações condominiais, é a dilatação de estruturas com a elevação ou queda da temperatura no ambiente.
Desse modo, utilizar as Juntas de dilatação em pisos de concreto armado são extremamente eficazes para evitar esse processo indesejado e que pode causar sérios transtornos à edificação.
A dilatação desses materiais acontece porque as moléculas se agitam em elevadas temperaturas e a massa do objeto acaba aumentando.
No frio, por sua vez, as moléculas se concentram, o que faz com que a massa diminua e o material fique ligeiramente condensado.
Mas não se deixe enganar pelo uso da palavra “ligeiramente”. Mesmo quando a dilatação é sutil, ela pode causar transtornos graves a médio e longo prazo, sem falar no desconforto.
A solução para isso, portanto, é realizar um dimensionamento prévio da dilatação e deixar aberturas e fendas para que, quando maior, a massa do objeto não extravase.
Contar com as juntas, portanto, é essencial para garantir a estabilidade de materiais como o concreto polido e demais materiais utilizados em estruturas de pisos, paredes, lajes, etc.
Elas conseguem lidar com situações em que a movimentação dos materiais acontece por várias causas distintas, dentre elas:
- Tração;
- Recalque diferencial;
- Compressão;
- Cisalhamento;
- Rotação;
- Movimento combinado.
Sinalização na construção
Outro fator que não pode ser deixado de fora quando estamos falando de um empreendimento que possui vários ambientes e em que grande número de pessoas irão transitar todos os dias é a sinalização adequada.
É a sinalização que garante um fluxo de pedestres e automóveis mais otimizado, sem falar nos serviços que são oferecidos em variados ambientes, que também contam com os benefícios de uma boa sinalização.
Dessa forma, as Placas de sinalização personalizadas são garantia de um material de qualidade que será desenvolvido para o seu projeto, o que vai gerar resultados mais agradáveis tanto do ponto de vista estético quanto funcional.
Isso impacta diretamente na experiência de todas as pessoas que utilizarão os espaços oferecidos.