As empilhadeiras são veículos móveis, usados principalmente em lojas de materiais, na engenharia civil, em empresas e indústrias, na logística de obras, dentre muitos outros locais.
São, basicamente, equipamentos utilizados no carregamento de cargas e mercadorias. Há diversos tipos e subtipos, que diversificam as funções deste equipamento.
Os tipos mais usuais e comuns, são: as empilhadeiras manuais, as movidas por combustão e as elétricas (possuindo dentro de cada uma destas categorias, outras modalidades).
Conheça os modelos mais utilizados de empilhadeiras
A empilhadeira elétrica é movida através de baterias elétricas, como o nome sugere. As empilhadeiras manuais, são conduzidas através de um operador de máquinas, pelo esforço manual.
Já, as empilhadeiras movidas por combustão, funcionam por meio de material combustível, assim como, os veículos automotores comuns. Essa combustão, pode acontecer por meio de gás liquefeito ou de combustível à diesel.
Sendo o primeiro, mais capaz de aguentar cargas pesadas e o segundo, o que possui a melhor capacidade operacional, dentre todos os outros tipos de empilhadeiras.
Há também modelos mais recentes e tecnológicos de empilhadeiras, sustentadas por meio da eletricidade, que são sustentáveis e movimentados através de energia limpa.
Ou seja, uma energia que não libera gases que contribuem com o aquecimento global. Esse é o caso da empilhadeira elétrica linde.
Este modelo, por sua vez, necessita da operação de mão de obra qualificada e manutenção especializada.
É necessário amplo conhecimento técnico e direcionado, para que se utilizem das ferramentas específicas e necessárias, na execução da manutenção.
É muito importante saber qual a formação do prestador do serviço contratado, para a manutenção da empilhadeira Linde. A estrutura básica de uma empilhadeira, se dá pelos seguintes segmentos mais importantes:
- Teto da cabine;
- Chassi;
- Plataforma que dá suporte ao carregamento;
- Forquilha;
- Sistema hidráulico;
- Correia;
- Torre elevatória;
- Compartimento do motor;
- Cinto de segurança;
- Assento;
- Alavanca de controle da torre elevatória.
Vantagens das empilhadeiras
Este tipo de equipamento, permitiu otimizar e melhorar os trabalhos de movimentação e empilhamento de produtos nas empresas, além de ter substituído o trabalho manual.
Que era extremamente pesado e sobrecarregado ou até mesmo, impossível de ser realizado a depender do tamanho da carga.
O comércio de empilhadeiras no Brasil é amplo, diverso e de caráter competitivo, o que leva as empresas a proporcionarem um leque de opções cabíveis ao consumidor.
Na cidade de São Paulo, também é vasto o acesso ao material, sendo que, as empilhadeiras no ABC – grande centro de locação de empilhadeiras – são distribuídas por toda a extensão da metrópole e região.
Estes veículos suportam muito peso, sem o risco de tombar, devido ao seu ponto de gravidade. E sua velocidade alcança até 20 km por hora.
São equipamentos seguros, quando pilotados por profissionais treinados em curso específico, exigido pela lei NR-11. Existem diversos modelos e cada um atende às especificidades e necessidades de cada cliente.
Faz-se necessário, também, sua manutenção, de acordo com as exigências do fabricante, para que não se comprometa a qualidade do veículo e a segurança dos usuários.
Variam em diâmetro, tamanho, altura, capacidade, motor, preço e todas essas características variam em função do uso (se recorrente em galpões, porta-pallets ou depósitos).
Empilhadeira Hyster
A Hyster é uma empresa já antiga no mercado, que começou suas atividades com a fabricação de equipamentos e para indústrias estrangeiras de madeira.
Em alguns anos de atividade, foram criadas as empilhadeiras e peças para empilhadeira que deram nome, status e reconhecimento à empresa, devido à notável excelente qualidade dos seus produtos.
No Brasil, atualmente, a Hyster é uma das empresas que lideram o fornecimento de empilhadeiras no mercado e, além de ser uma das mais conhecidas na indústria.
Possui todas as opções possíveis de equipamentos de movimentação de cargas, num único local.
A qualidade dos equipamentos Hyster, se verifica através de sua concepção, do seu mecanismo de fornecimento, da sua manufatura e da sua gestão e prestação de serviços aos distribuidores.
Além disso, em função da rigorosa exigência, quanto ao seu sistema de qualidade padronizado, para certos tipos de empilhadeiras, são produzidas peças para empilhadeira hyster, especificamente.
Essas peças, irão atender às demandas específicas de cada equipamento e serão responsáveis por manter a sua qualidade e função.
Tomar essa medida (quanto ao uso de peças originais e pré-requisitadas), evita que o distribuidor e/ou consumidor venham a ter problemas técnicos ou funcionais com os equipamentos.