Chega um dado momento ao longo da vida que fazer pequenas reformas na residência são necessárias para suavizar os ares, dar uma repaginada.
Ou, talvez, o imóvel ou estabelecimento tenha apresentado algum problema e tenha que consertá-lo, como problemas hidráulicos ou elétricos.
Enfim, fazer uma reforma sempre tem motivos diversos, o importante é oferecer bons resultados ao concluir a reforma, de preferência economizando dinheiro e tempo.
A melhor forma de conduzir uma reforma com objetividade e sem estresse é organizando todos os passos dados perante ela.
É imprescindível ter organização para realizar uma reforma, independente de seu tamanho, busque auxílio de profissionais que possam guiá-lo da melhor forma.
Passos para deixar sua reforma em ordem
Toda reforma é um processo que requer muita atenção e direção, pois cada passo em falso significa atraso na obra e desperdício de dinheiro. As chaves de uma boa reconstrução são:
- Planejar em detalhe;
- Referências;
- Planilha de organização;
- Limites de gasto;
- Colocar prioridade;
- Cronograma;
- Mão de obra especializada;
O planejamento de qualquer obra deve vir em primeiro lugar, pois é desse projeto que os processos começam.
Ponha tudo o que precisa reformar no papel, faça esboços, coloque os materiais que serão usados, como a contratação de um Bobcat usadas, por exemplo, orçamentos e tudo o que for relacionado à reforma. A base da reforma é o planejamento, porque ele deixará tudo fluir melhor e em ordem.
Outro aspecto que deve ser levado em consideração é a busca de referências, quais as novidades e tendências que estão em voga no mercado de design de interiores. Inspire-se em diversos modelos e estilos.
Aqui é importante atentar-se em ter um senso de estilos, cores e materiais que goste de usar. Ter conhecimento antes é fundamental no momento de escolha de pisos, tintas, itens decorativos, toldos de policarbonato, móveis novos dentro da tendência e tudo mais.
A planilha vai auxiliar na organização e gerenciamento da reforma, permitindo a condução apropriada de cada etapa dentro dos prazos estabelecidos no planejamento.
Além de controlar os gastos, pois nela precisa conter todos os custos com cada item comprado até com a mão de obra e serviços, é necessário ter a nota fiscal de cada item como o de Alugar caçamba de entulho preço deve constar na planilha.
Estipulando os gastos de sua reforma pode evitar ter prejuízos posteriores e não compromete o orçamento familiar. Ele precisa ser feito antes de colocar a mão na massa.
Analise seu lado financeiro e fixe um valor total do investimento. Para economizar na obra aposte em estratégia de materiais de qualidade, com preço acessível e custo baixo.
Crie prioridades na obra, assim, durante a reforma trabalhará primeiro nos pontos e espaços que mais demandam urgência.
Não mexa em vários cômodos ao mesmo tempo, faça a reforma de cada ambiente individualmente e somente passe ao seguinte quando concluir a outra área.
Faça um cronograma depois que definir as prioridades, articulando nele cada passo da obra, com a ordem de importância estabelecida.
Coloque datas de início e término de cada ambiente, mas coloque um prazo sensato. Oriente-se com os profissionais e veja o que pode atrasar e ser entregue no prazo.
Contrate profissionais qualificados, pois eles saberão manusear os materiais e equipamentos, como a mini escavadeira, corretamente — se caso for necessário.
É importante analisar o que precisa ser feito numa reforma, para evitar gastos desnecessários e que a obra não demore mais tempo. Analise a sua necessidade e ponha em prática.
Dicas de economizar em uma reforma
Qualquer reforma pode criar um gasto enorme na vida financeira de quem a realiza, por isso veja algumas maneiras de reformar sem gastar muito.
A primeira é fazer você mesmo o que conseguir, pois há alguns pontos que podem ser feitos sem a contratação de um profissional, como, por exemplo, alguns itens de decoração que podem ser estilizados manualmente.
Invista em piso laminado, vinílico, resina epóxi, tecno cimento, entre outros, pois podem ser encobertos por pisos novos, assim evita o transtornos na hora da reforma. São fáceis de aplicar sobre cerâmica e porcelanatos.
Repaginar móveis e reaproveitar outros objetos também pode trazer economia. Pois qualquer móvel pode ser transformado, incrementado ou reformado.
Exemplo, ver com uma Fábrica de Toldos se é possível fazer a reforma do toldo, ou, você mesmo, tentar transformar uma velha máquina de costura em uma penteadeira ou balcão, criar móveis a partir de pallets, enfim, use a criatividade.
Outra dica é adesivar azulejos e geladeiras com estampas coloridas ou variadas, com formatos geométricos e assimétricos, dando personalidade, charme e modernidade ao lugar, além disso, é um material barato.
A última dica é fazer uma horta em casa, pois além da decorativo, irá comer o que plantou sem precisar ir ao mercado, ou seja, economia.
Essas foram algumas dicas na hora de economizar em uma reforma, lembre-se, de sempre chamar um caminhão caçamba para recolher os entulhos gerados pela obra.