Ter um cantinho para receber os amigos e família durante o fim de semana ou em datas comemorativas, como aniversários, natal e ano novo, é o sonho de muita gente. Pois saiba que ter uma grande casa de praia em Cabo Frio, com quintal, piscina e churrasqueira, não é um requisito para tornar esse sonho realidade. Com pequenas reformas ou adicionando certos elementos em seu lar, qualquer cômodo pode se tornar um espaço para reuniões entre pessoas queridas.
Confira com a gente 4 ideias diferentes do que você pode fazer para adaptar uma área de festas em sua casa:
1) Estender a área externa com um alpendre
Muito comum nas residências norte-americanas, porém de origem europeia, o alpendre veio para o Brasil na época da colonização portuguesa, e teve destaque no estado de São Paulo durante o período bandeirista.
Ele nada mais é do que uma estrutura que delimita o território exterior e interior da residência. Antigamente era utilizado para conectar quartos de hóspedes com outros cômodos, sem possuir ligação interna com a casa, como corredores. Se difere da varanda por aproveitar o beiral do telhado da residência.
Nos dias de hoje, possuir um alpendre é uma boa alternativa para aproveitar o clima tropical do nosso país, sendo sugerido o seu uso em casas de praia. Além de ser um espaço para receber visitas, fornece sombra para dias ensolarados e protege de eventuais chuvas de verão.
Para sua decoração, móveis de madeira como cadeiras de balanço, poltronas com acabamentos rústicos e redes confortáveis são ideais. Plantas trepadeiras oferecem cor ao espaço e criam um clima mais ameno. Luminárias de teto permitem o uso do alpendre durante a noite.
Luzes decorativas, como as clássicas usadas no Natal, também podem ser uma boa pedida. Para completar, dando um clima festivo ao alpendre, é possível criar um pequeno bar ou investir em uma mesa de jogos e animar as visitas.
2) Pérgola em área externa
Essa estrutura decorativa, que costuma ser construída em jardins, é formada por quatro colunas verticais e vigas paralelas cobrindo de forma parcial ou inteira, através do uso plantas ou até placas de vidro.
São usadas como extensão da casa, como uma varanda, ou como construção completamente à parte. Normalmente feita de madeira, a pérgola também pode ser feita de bambu, concreto, ferro, alumínio, ou com uma mistura de diferentes materiais, dependendo do estilo desejado.
Apesar de não possuírem um tamanho específico recomendado, ocupam normalmente uma área de seis metros quadrados com altura de dois metros e meio.
Para sua decoração, sugere-se o uso de sofás, redes e cadeiras reclináveis, que criam um espaço de descanso, ou mesas de jantar, cadeiras de madeira e churrasqueira tradicional, para um ambiente mais festivo.
3) Separe a sala em dois ambientes e crie uma zona de entretenimento
Depois de duas sugestões de áreas de festa para ambientes externos, que tal criar algo a partir da sua própria sala? Mesmo em residências pequenas, é possível dividir o espaço comum com portas de vidro, plantas ou até mesmo móveis como estantes vazadas.
Outras opções são utilizar divisórias que prolongam a parede, ou aproveitar desnivelamentos para dividir uma sala maior em duas estruturas. Alternativas ainda mais simples podem ser utilizadas para criar dois espaços em um mesmo cômodo, como por exemplo o uso de cores diferentes na parede!
Para decoração, mesas de sinuca, totó ou de ping pong criam o clima de entretenimento desejado. Se o espaço é limitado, invista em jogos de tabuleiro e utilize uma mesa menor, de centro.
4) Porão de festa
Apesar de não serem tão comuns no Brasil, porões possuem alto custo-benefício, além de servirem como um cômodo extra, que pode ser destinado para a criação de uma zona de entretenimento.
Como toda construção precisa de fundações sólidas e profundas, se você estiver construindo uma casa, poderá utilizar dessas mesmas fundações como base para a estrutura do seu porão. Principalmente em bairros e cidades onde há restrições nas alturas dos prédios e casas, o porão é a melhor, e às vezeses única, forma de ganhar espaço no seu imóvel.
Por fim, como o porão protege melhor as fundações, ele pode gerar uma maior eficiência para a casa, expondo menos a residência à ação do tempo, e levando à economia de dinheiro com manutenções.
Ainda que a destinação mais comum, se tratando de espaço para festa, para um porão seja a criação de um quarto de jogos, existem outras opções que podem ser utilizadas.
No caso de famílias com crianças, os porões podem se tornar verdadeiros quartos de brinquedo, ideais para fazer festinhas infantis. Já os fãs de filmes podem criar um espaço de cinema, com sofás, cadeiras confortáveis e um grande telão com projetor.