Em prédios residenciais e comerciais, a maioria dos componentes das instalações elétricas fica oculta à vista, como a Instalação de elevadores em prédios antigos — apenas elementos como luminárias e receptáculos são expostos, pois sua função exige isso.
O papel dos sistemas elétricos nos interiores de edifícios é muito mais evidente em ambientes industriais, onde não há tetos caídos ou paredes secas para ocultar conduítes, caixas de derivação e outros acessórios.
Praticamente todos os sistemas de construção têm pelo menos um componente elétrico e até mesmo a Instalação de tubulação de gás residencial, mesmo que a principal entrada de energia não seja eletricidade.
Por exemplo, os sistemas de aquecimento do ambiente dependem de ventiladores movidos a motor para distribuir o ar e os equipamentos a gás em cozinhas comerciais usam controles eletrônicos.
A eletricidade é normalmente associada a luminárias, tomadas e aparelhos de ar condicionado, mas sua cobertura é muito mais ampla.
A eletricidade é o método de transmissão de energia mais rápido e barato, conhecido pela sociedade moderna, mas isso também a torna perigosa.
Se uma corrente de alta magnitude não for interrompida rapidamente em uma Montagem elétrica industrial, ela poderá facilmente iniciar um incêndio.
Requisitos para uma instalação elétrica segura
A segurança elétrica não depende de um único dispositivo e deve ser projetada em todos os componentes elétricos.
Os equipamentos elétricos devem ser fabricados com segurança e existem muitas associações e órgãos reguladores do setor que assumiram essa responsabilidade no Brasil.
Os condutores e as proteções elétricas, em instalação elétrica, devem ser adequados ao equipamento que alimentam.
Mesmo que todo o seu sistema elétrico use componentes aprovados, pode haver falhas devido a condutores e proteções de capacidade incorreta — o isolamento de um condutor sobrecarregado derrete e disjuntores grandes não eliminam falhas de baixa magnitude.
A capacidade das caldeiras e equipamentos de ar condicionado, por exemplo, é diretamente determinada a partir das necessidades de aquecimento e refrigeração do edifício.
Por outro lado, a instalação elétrica correspondente é determinada pela carga de equipamentos acionados por motor, como ventiladores e compressores.
Todos os componentes elétricos que transportam tensão devem ser isolados do público. Em ambientes residenciais e comerciais, os dispositivos energizados de um projeto eletrico estão perto de pessoas de todas as idades e origens profissionais.
As instalações elétricas devem ser projetadas para evitar qualquer tipo de contato acidental com condutores energizados.
Os requisitos para instalações elétricas tornam-se menos rigorosos em áreas acessíveis somente por pessoal treinado, como salas mecânicas e elétricas.
Transformadores e aparelhagem são perigosos para pessoas não treinadas, mesmo quando o equipamento atende a todos os códigos e normas aplicáveis.
Eficiência energética em instalações elétricas
Uma instalação eletrica residencial segura é necessariamente eficiente, mas uma empresa de design profissional normalmente propõe medidas que ajudam a reduzir suas contas de energia.
A eficiência energética pode realmente tornar sua instalação mais segura e a iluminação LED é um ótimo exemplo disso:
- As lâmpadas LED podem ser fabricadas sem componentes elétricos;
- As lâmpadas LED também têm menor presença de calor;
- Os requisitos de segurança elétrica são sempre obrigatórios;
- As lâmpadas LED são mais econômicas.
Os engenheiros de projeto devem analisar os requisitos de energia do equipamento no edifício antes de especificar a instalação elétrica que fornecerá essa energia na voltagem correta. Lembre-se de que os projetistas podem sugerir medidas de eficiência energética para reduzir a carga elétrica total.
Equipamentos elétricos eficientes consomem menos corrente, reduzindo a capacidade do sistema elétrico. Reduções de custo significativas são possíveis, otimizando a capacidade de fiação, centros de carga, aparelhagem e transformadores.
Depois que as cargas elétricas forem identificadas e otimizadas, a próxima etapa é especificar circuitos de derivação adequados para alimentá-las. Observe que algumas cargas, como luminárias e tomadas, podem compartilhar circuitos.
Observe, ainda, como todas as cargas são combinadas no equipamento de serviço, o que significa que os benefícios de eficiência energética aumentam.
Como o equipamento de serviço tende a ser o mais caro na instalação, e geralmente custa com base na capacidade, são possíveis economias significativas.
Enfim, as instalações elétricas são a espinha dorsal de muitos sistemas de construção e devem ser projetadas para operação segura. No entanto, sistemas elétricos com excesso de engenharia não são recomendados, pois aumentam drasticamente os custos do projeto.
Lembre-se de que o processo de projeto elétrico oferece uma grande chance de implementar medidas de eficiência energética.