O processo decorativo e de acabamento de uma casa é um dos mais trabalhosos e detalhistas. Para uma boa realização, ele envolve um bom planejamento.
Por isso, é muito importante procurar um especialista em decoração, que atue nesse processo de organização de ideias.
Ele pode ser um arquiteto ou design de interiores. Um dos processos de decoração é o acabamento e definição dos móveis.
Por isso, esse artigo versará sobre as principais dicas de acabamento para sua casa além de como dispor seus moveis em um ambiente planejado!
A utilização do forro de gesso
O gesso é um material considerado muito versátil, pois ele é fácil de ser moldado. Por sua facilidade em utilização, é possível aplicar esse material em diversos locais da casa, como por exemplo, salas e quartos.
Existem varias opções desse material como, por exemplo, o Forro de gesso rebaixado, que é um ótimo elemento decorativo e de instalação de luz, as vantagens de sua utilização desse material são as seguintes:
- É considerado um material elegante, que torna o ambiente mais sofisticado;
- Ajuda a esconder as imperfeições de paredes e vigas;
- Com o gesso, é possível criar um espaço para inserir iluminação diferenciada;
- Facilita a instalação de tubulações de ar, eletricidade, água, entre outras;
- Agrega valor ao seu imóvel.
No mercado, estão disponíveis dois tipos de forro com o gesso. Existe o forro em placas, que é mais conhecido e utiliza maior tempo de instalação.
Ele é considerado mais barato e oferece um ótimo acabamento. Mas, existe a recomendação de não utilizar esse material em locais onde há alteração de temperatura, como, por exemplo, na cozinha, pois o material pode acabar rachando.
O segundo modelo é o de drywall. Ele é mais caro quando comparado ao forro de gesso em placa, mas oferece um bom custo-benefício pela qualidade do material.
Esse material é de rápida instalação, não sofre com a variação de temperatura e ainda é revestido por placas de gesso e papel acartonado (também conhecido como forro de gesso acartonado). Mesmo sendo mais resistente, esse material apresenta menor espessura, não ocupando grandes espaços do lar.
Além disso, esse material pode proporcionar isolamento acústico e um maior controle da temperatura, sendo um ótimo investimento para a residência.
Sanca: elemento decorativo e inovador
Ainda falando sobre a utilização do gesso, outro elemento que merece destaque é a sanca de gesso. A sanca é instalada entre a parede e o teto, tanto para corrigir imperfeições, quanto também para servir como elemento decorativo e de acabamento.
Existem muitas vantagens em instalar um sanca de gesso, como, por exemplo:
- É um acabamento moderno que pode ser utilizado em vários locais da casa;
- Traz mais um elemento entre a parede e o teto, agregando valor ao seu imóvel;
- Deixa o ambiente mais bonito e acolhedor;
- Permite a instalação de luminária interna.
Ou seja, com a instalação desse material, você consegue garantir uma casa muito mais organizada, iluminada e bela.
A importância de investir na divisória de espaços
Cada vez mais, as residências estão compactas e com menos espaço. Por isso, investir na divisória de ambiente pode ser uma ótima alternativa para ganhar novos espaços e atribuir novas funcionalidades ao local.
Essa divisória pode ser feita por meio de uma parede de gesso, que é mais fácil de instalar, ou de repente, por meio de uma porta de correr de vidro.
Inclusive, esse material proporciona maior elegância e modernidade a casa. Por isso, com a divisória, você consegue criar escritório, área de lazer, varanda, dentre outras tantas possibilidades.
Cozinhas planejadas: maior otimização do espaço!
Os moveis planejados surgiram exatamente nesse contexto da otimização do espaço e de locais cada vez menores.
Por isso, esse móvel já vem adaptado ao tamanho correto do imóvel, e ele possui outras funcionalidades para deixar o espaço maior.
Por esse motivo, essa modalidade trabalha muito com embutidos. Investir nesse tipo de material é apostar em uma Cozinha planejada moderna, tendo elegância e conforto ao seu lar.
Vários locais podem passar por esse processo, mas a cozinha se apresenta como a opção principal, pois é um local que concentra uma grande quantidade de eletrodomésticos e por isso, precisa de maior espaço.
Existem várias possibilidades para serem testadas na cozinha, que vão desde instalação de uma pia diferenciada até uma ilha na com mesa embutida. Nesses casos, vale a pena apostar na criatividade!