Arquitetura é uma graduação com a durabilidade de um período de aproximadamente quatro anos, normalmente, que une disciplinas de humanas e exatas.
De maneira geral, é um misto de artista e engenheiro, pois lida tanto com a sensibilidade das composições quanto à exatidão dos números.
O trabalho de um arquiteto é planejar e projetar os espaços, de dentro ou de fora do ambiente.
Apesar de não ser muito divulgado, o arquiteto pode projetar pontes, casas, até mesmo por fora.
Um exemplo de arquiteto mundialmente conhecido é Oscar Niemeyer, o grande idealizador da nossa capital brasileira.
Além disso, é regulamentada pelos conselhos de ordem regional, como por exemplo, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo.
Diferenças entre arquiteto, engenheiro e designer
Uma outra coisa importante para deixar claro é a diferença entre o arquiteto e o engenheiro civil.
No primeiro olhar, pode parecer muito parecido na hora da contratação para fazer um novo ambiente em sua casa ou apartamento.
Mas o arquiteto, como já dito acima, é quem, além da parte técnica, que um engenheiro possui, também é responsável pela área criativa.
Ou seja, um engenheiro faz a parte bruta, a infraestrutura, enquanto o arquiteto planeja a obra, pensa na estética e na viabilidade daquela construção ou reforma.
Mas de modo mais próximo ao nosso cotidiano, o arquiteto é normalmente responsável pela execução de um determinado projeto e deve ser responsabilizado
caso ocorra algum acidente, até cinco anos após o término da obra.
Às vezes, por querer economizar, não há contratação de um arquiteto, o que pode ser um risco! Se a obra não contar com um profissional responsável, quem será penalizado é o proprietário do apartamento ou condomínio.
Outra confusão muito comum é aquela cujo desenho arquitetônico pode ser trocado com design de interiores.
O arquiteto e o designer de interiores são normalmente confundidos porque lidam com a estética de ambientes, ou seja, arquitetura de interiores residencial ou profissional.
Mas eles possuem grades curriculares e duração de cursos distintos. Além disso, uma outra diferença importante de ressaltar é que o designer de interiores não possui conselho profissional.
Por isso, esse profissional não tem propriedade para orientação de mudanças bruscas do ambiente como, por exemplo, opinar sobre peso excessivo em determinada área do apartamento ou uma demolição de parede dentro de casa.
Desta forma, nem tudo que o arquiteto faz pode ser realizado por um designer, porém, o primeiro profissional tem competência para atuar em todas as áreas para projetar ambientes.
Então, o projeto de interiores de casas podem ser feitas por ambos profissionais, incluindo as plantas de casas, mas o arquiteto tem mais poder para tomar decisões quando o assunto é a estrutura de uma obra.
Quando contratar um arquiteto?
É essencial a contratação de um arquiteto quando se trata de projeto de interiores onde seja necessário:
- Quebrar paredes dentro de um edifício;
- Construir paredes dentro de um apartamento sem atrapalhar a ventilação da casa;
- Revitalização;
- Topografia para novas construções;
- Restauração com embasamento artístico.
Portanto, é mais assertivo procurar um arquiteto num primeiro momento para saber sobre a reforma estrutural do apartamento, falar à respeito de janelas e paredes.
Por exemplo, se você quer transformar a sua casa cheio de paredes, em um Loft, o profissional mais indicado é o arquiteto, isso porque ele vai saber quais as paredes estruturais.
Além disso, quais que não podem ser derrubadas, as pilastras que precisam necessariamente ficar e vice-versa, garantindo a segurança de toda estrutura.
A mesma coisa acontece se você precisa construir uma parede, dividir ambientes, mesmo que seja através de paredes de Drywall, que são mais finas.
Essa mesma parede pode bloquear a luz e a passagem do ar tornando o local mais abafado e não tão agradável.
O arquiteto sabe orientá-lo melhor quanto à estrutura. Além disso, esse mesmo profissional pode cuidar da decoração de casa.
Ele entenderá como fazer um projeto voltado às suas necessidades e a praticidade para sua vida.
Inclusive, existem alguns com especialização em Feng Shui, arte milenar que busca o equilíbrio das energias dentro de uma casa.
Por fim, se você procura arquiteto Zona Norte, saiba que os preços dependem do tipo de projeto, processos e materiais envolvidos. O ideal é realizar uma pesquisa de mercado e optar pela empresa com melhor custo e benefício.