As piscinas valorizam o imóvel e geram mais valor por ser um hobbie muito utilizado, gerando atração para aqueles que procuram tirar momentos de descanso, receber amigos e famílias.
No entanto, ao adquirir uma piscina é importante ter muito cuidado e realizar um planejamento evitando transtornos futuros.
Isso porque, na hora de iniciar o projeto podem surgir dúvidas sobre qual produto escolher ou como manter de forma correta o item já que existem diferentes modelos no mercado.
Para se ter uma ideia, a escolha pode ser feita de acordo com o tamanho disponível no ambiente ou do valor disponível para a construção.
Ao construir uma piscina é recomendado que seja avaliado qual tipo de material mais se encaixa no orçamento, como as piscinas de fibra de vidro, piscinas de vinil e piscinas de concreto armado.
Para auxiliá-lo na hora da reforma ou implantação de uma piscina, este conteúdo trará alguns materiais indispensáveis para essa área de lazer.
Pastilhas para piscinas
O material estético da piscina pode ter diversos tipos de matérias-prima e ser aplicado de diversas formas.
A piscina precisa ter uma estrutura elevada ou enterrada, sendo necessário definir por um especialista durante o projeto inicial. O indicado é que todo o processo seja feito dentro das normas de segurança, evitando problemas ou acidentes futuros.
O mercado disponibiliza diversas opções de revestimento para piscinas, os mais comuns são em pastilhas ou azulejos. No entanto, é preciso avaliar pontos específicos para determinar qual revestimento atende a necessidade do local, um produto que é importante ter atenção são as pastilhas de cristal.
Pastilhas de cristal e seus benefícios
Esse material de pastilha é o que gera mais estética dentre as várias opções no mercado. No entanto, cabe destacar que a pastilha cristal é um modelo que precisa de mão de obra especializada e tem um preço um pouco maior que os outros.
A pastilha de cristal possui diversas vantagens, uma a se destacar é a possibilidade de criar desenho dentro da piscina, independentemente das curvas.
Esse material é de fácil limpeza, sem a necessidade de produtos específicos, principalmente por não grudar nenhum tipo de sujeira. Para mantê-las conservadas e limpas, basta passar água e um sabão neutro. Dependendo do tamanho da piscina, é recomendado a impermeabilização ao iniciar o projeto.
Argamassa para piscina
Na hora da construção de uma piscina, é preciso pensar em como será assentado as cerâmicas e as pastilhas, podendo ser feita de forma prática com a argamassa para piscina.
Após o assentamento do revestimento, é preciso aguardar pelo menos quatro dias antes de iniciar o processo de rejunte, para garantir o maior aproveitamento dos materiais.
Argamassa colorida para piscina
Hoje no mercado é possível encontrar diversas tonalidades de argamassa. Os materiais coloridos são ideias para refletir na água causando um efeito estético agradável.
Assim, a argamassa colorida é feita por diversos pigmentos, podendo ter texturas diversas, tudo depende do local e da massa desejada.
Impermeabilização para piscina
A impermeabilização não pode ser deixada de lado em qualquer área ou superfície que tenha contato com umidade, inclusive nas piscinas.
Seja em casas ou apartamentos, é importante receber o revestimento correto e bem feito para evitar possíveis vazamentos.
Para quem procura garantir resultados excelentes, a impermeabilização de piscinas precisa acontecer no início da construção. Se for realizado corretamente, esse processo impedirá que as estruturas sejam atingidas por:
Umidade, evitando mofo;
Desgastes;
Fungos;
Deterioração do concreto;
Descascamento de pinturas;
Vale ressaltar que não é somente a parte externa que precisa ser impermeabilizada. Toda a estrutura interna que possui contato com a água ou umidade necessita receber o procedimento adequado, evitando infiltrações que podem afetar o concreto.
Piso de madeira para piscinas
A colocação de piso de madeira tem sido uma opção válida para piscinas por suportar altas temperaturas, que tem se tornado mais comum com o passar do tempo. O piso de madeira traz benefícios na sofisticação e oferece conforto e segurança para o ambiente.
Esse material é menos escorregadio, o que faz dele uma opção segura e atraente, podendo ser vendido em cores claras ou escuras, tudo depende do material desejado.
É recomendado saber a origem do material, assim é possível trabalhar com a sustentabilidade e com produtos adequados.
Esse material possui vantagens por receber um tratamento de piso de madeira especializado, sendo possível rejuvenescer a madeira diversas vezes com pequenas manutenções, seja em tacos, laminados ou tábuas.
É possível ainda que o material receba clareamento, tingimento e restauração.