A área da churrasqueira de uma casa que merece muita atenção pois é o local que as pessoas se reúnem em momentos de descanso e alegria. Neste contexto, nada melhor para combinar com esse momento do que preparar uma refeição junto com um churrasco.
No entanto, podem existir muitas dúvidas sobre como adaptar essa área de forma a atender todas as necessidades do morador e ainda manter um estilo elegante, bonito e chamativo.
Por conta dessas dúvidas, este artigo tem como objetivo trazer as principais formas de adaptar sua área de churrasqueira para se ter um máximo proveito.
Qual modelo de churrasqueira escolher?
A principal dúvida que surge nesse momento é com relação a escolha entre os modelos que existem no mercado.
Vale neste ponto destacar que cada modelo oferece, não só um design diferenciado – o que influencia diretamente na decoração -, como também funciona por meio de um sistema de aquecimento, influenciando na velocidade, potência e número de alimento produzido.
Confira abaixo as principais opções de churrasqueira para sua casa:
1. Churrasqueira a bafo
A churrasqueira a bafo é um modelo para pessoas que querem ter uma churrasqueira que gere menos fumaça e seja mais econômica.
Esse tipo tem como principal função não assar a carne diretamente com o fogo, mas sim com o calor gerado que é refletido e reforçado pelo material.
Normalmente ela é redonda e possui uma tampa também circular.
Uma das principais características que a tornam tão chamativa é deixar a carne com um gosto de defumada. Vale destacar aqui, que esse é um modelo tradicionalmente norte-americano, muito visto em filmes, algo que pode agregar em beleza para o local.
2. Churrasqueira de tijolos
Esse é um modelo de churrasqueira de alvenaria, feita em tijolos e que entrega uma personalidade muito mais clássica ao ambiente.
Ela pode ter um ornamento com praticamente qualquer piso, azulejo e mobílias. É normalmente utilizada por pessoas que possuem um espaço amplo e em áreas externas. Nesse caso, é possível construir a área de acordo com o tamanho disponível, modelando assim o tamanho dela ao ambiente.
É importante que o ambiente possua uma saída de fumaça (o que não dá muito trabalho para fazer), pois são muito largas e geram muita fumaça.
Além de todos esses pontos positivos, ainda é possível encontrar algum tipo de tijolo que melhor irá constituir essa churrasqueira e o ambiente. O mais recomendado, neste sentido, é o refratário.
Isso ocorre devido ao fato de o tijolo refratário possuir resistência a altas temperaturas, não tendo um desgaste rápido. Além disso, o tijolo refratário preço é acessível, permitindo uma abertura no orçamento para outros investimentos.
3. Elétrica
Esse modelo se trata de uma churrasqueira mais moderna, que requer um ambiente um pouco mais preparado para combinar visualmente, tendo outros produtos metálicos e com uma decoração um pouco mais simples e discreta.
Os principais benefícios desse modelo é poder escolher praticamente qualquer temperatura que será emitida, facilitando o ponto da carne mesmo que estejam em cantos diferentes da grelha.
Mesmo assim, o maior chamativo desse equipamento é que ele não utiliza carvão para assar a carne, o que torna o processo muito mais limpo e fácil de organizar.
Vale ainda mencionar que esse é um modelo muito propício para ambientes pequenos e fechados, como os apartamentos, exatamente pelo fato de não produzir fumaça.
4. Pré-moldada
Atualmente é muito fácil achar uma fábrica de churrasqueira pré moldada que faça com um tamanho ideal para a sua área.
A principal vantagem desse modelo é exatamente isso. Como existem tamanhos diferentes tanto de áreas como da própria churrasqueira, com esse processo ela irá se adaptar a praticamente qualquer canto.
Esse modelo recebe o nome de “pré moldada” por ser dividida – geralmente – em 3 ou 4 partes, que são fixadas na parede de forma muito simples, evitando grandes obras no local e sendo instalada de uma forma muito simples.
Além dessas, é possível encontrar modelos, como:
Churrasqueira de vidro;
Churrasqueira portátil;
Churrasqueira rústica;
Churrasqueira de ferro.
Tenho certeza que com esses modelos apresentados será possível achar alguma que irá transformar a sua area de churrasqueira em um verdadeiro paraíso.
Demais peças nessa área
Sempre é importante planejar antes de adquirir qualquer material, pois a questão estética é muito importante e a sua churrasqueira deverá ter um ornamento alegre e vívido com as demais decorações e utensílios.
Assim, é recomendado ter algum tipo de cobertura para essa área, o mais usual é o toldo cortina retrátil, pois ele apresenta todo o benefício da cobertura da área em dias chuvosos ou muito quentes e também permite a entrada de luz natural quando necessário.
Além disso, esse recurso permite delimitar o espaço da churrasqueira, para eventos mais privativos – ou ainda quando desejar fazer uma reunião e/ou decoração diferente.
Ter um balcão apropriado para o corte da carne também poderá ser um grande diferencial nessa área, não necessitando de peças móveis para fazer essa função.