segurança

A relevância dos recursos que mantém a segurança nos imóveis

As construções e reformas nas edificações são trabalhos muito frequentes para as construtoras, empresas do segmento de construção civil.

Os indivíduos que precisam construir ou reformar algo específico no imóvel podem pesquisar por empreiteiras especializadas, com profissionais capacitados para atender as demandas com eficiência.

Com mão de obra especializada é possível ter uma planta arquitetônica, ou seja, um esboço com todos os detalhes de como será a edificação após finalizada a obra.

Engenheiros e arquitetos são os mais indicados para a elaboração do projeto, pois o conhecimento e experiência são um diferencial que pode render bons resultados.

As conversas com o cliente ajudam muito os responsáveis pela obra no desenvolvimento da planta e do planejamento, porque saber a quantidade de capital disponível para os gastos e o que a pessoa deseja no imóvel são informações que permitem aos profissionais darem o melhor de si para surpreender o contratante.

O planejamento de obra é um documento que ajuda na organização de todos os procedimentos e etapas que serão realizadas para a construção ou reforma.

Com o plano, é possível manter a harmonia no trabalho, acompanhando todas as atividades e assim evitar que o caos se instaure e consequentemente os atrasos.

No planejamento são listadas as seguintes questões:

  • Estudo de viabilidade da obra;
  • Informações sobre a análise do terreno;
  • Lucratividade;
  • Cálculo e orçamento;
  • Cronograma físico-financeiro;
  • Lista de materiais e maquinários;
  • Regularização da obra;
  • Acompanhamento das atividades e ajuste de prazos;
  • Acabamento e licenciamento.

Estes são os principais assuntos que são colocados no plano para que os responsáveis tenham um bom controle das tarefas e assim possam ter um desempenho satisfatório.

A importância das construções que promovem a acessibilidade

A acessibilidade é um direito estabelecido em Lei, esta que foi aprovada em 2000. Conforme as exigências da lei, é necessário e essencial promover o acesso de pessoas portadoras de deficiências, mobilidade reduzida ou necessidades especiais a todos os lugares.

Os projetos de arquitetura e engenharia precisam ter mais elementos que possa garantir a acessibilidade dos indivíduos aos locais sem grandes dificuldades.

Sendo assim, a eliminação de barreiras físicas nos edifícios, residências, equipamentos urbanos e espaços públicos são formas de promover a independência e seguranças das pessoas com necessidades especiais.

Uma estrutura simples e que deve ser colocada em toda edificação, seja na parte interna ou externa é a rampa de acessibilidade, um tipo de adaptação que facilita o acesso de cadeirantes ou indivíduos com mobilidade reduzida que não podem subir escadas.

A rampa e qualquer equipamento ou mobiliário que esteja relacionado a acessibilidade é regido pela NBR 9050 (Norma Regulamentadora) que determina as especificações de medidas, cálculos, descrições e outras informações para que os projetos arquitetônicos possam concordar com as regras.

O papel dos equipamentos de segurança

A instalação de aparelhos e itens de combate a incêndio é uma medida fundamental em espaço com grande circulação pessoas.

Para conseguir um laudo AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) com aval positivo, ou seja, que certifica condições para manter as pessoas em segurança é necessário investir na compra e instalação de alguns recursos como:

  • Bombas hidráulicas;
  • Extintores (Classes A, B e C);
  • Detectores de fumaça;
  • Sprinklers;
  • Central de alarme;
  • Porta corta-fogo;
  • Mangueiras de incêndio.

Estes são alguns dos equipamentos mais utilizados para combater incêndios com qualidade e priorizando a segurança das pessoas que é o mais importante.

A bomba de combate a incendio é um dispositivo que permite uma pressão adequada para a alimentação dos sistemas hidráulicos como os hidrantes que são essenciais em situações emergenciais que envolvam incêndio.

A bomba é um elemento que faz o bombeamento de água permitindo que uma grande vazão possa alimentar os sistemas de incêndios.

Elementos que ajudam a proteger o imóvel

Instalar itens que ajudam a evitar a invasão de estranhos são formas de aumentar a segurança do local. A tela para cerca, por exemplo, pode ser colocada em muros, telhados, cercas, alambrados e outras áreas que precisem de proteção e delimitação de espaço.

Este material é simples de ser instalado e tem um excelente custo-benefício, algo que pode agradar às pessoas. Outra opção semelhante que pode ser utilizada é a tela para alambrado, mas com a diferença da necessidade de um suporte para o uso, ou seja, um concreto ou barras metálicas.

Na área externa, a construção de telhados e coberturas para o aproveitamento do espaço durante o ano todo é algo muito comum nas residências.

A cobertura de policarbonato é uma solução muito interessante devido à resistência, ótimo aspecto estético, manutenção simples, leveza, promove a iluminação natural, entre outros ganhos.

Deste modo, os serviços de construção e reforma seguindo os padrões corretos e com o uso de bons materiais são maneiras de promover um bom desempenho para o cliente.