Os serviços para construir e reformar imóveis são muito comuns na rotina das construtoras, empresas especializadas que podem elaborar projetos para diversas finalidades (comercial, empresarial, industrial e residencial).
Os profissionais da arquitetura e engenharia, com o conhecimento e a experiência que possuem, podem elaborar a planta arquitetônica conforme as necessidades do cliente.
No momento de criação, é muito importante que o indivíduo diga aos profissionais os números de cômodos que deseja na edificação, os materiais e as funcionalidades que precisa para ter conforto e segurança.
Após a discussão de ideias, o arquiteto cria os desenhos para que o contratante tenha uma noção de como ficará o imóvel ao ser finalizado.
Outro ponto que precisa ser resolvido é o orçamento de gastos, valores de serviços e a compra dos materiais essenciais. Por isso, as reuniões entre a equipe e o cliente são necessárias, pois permite definir detalhes importantes paragarantir que não haja problemas para ambas as partes.
A importância da organização e bons insumos na obra
A criação de um planejamento de obra é fundamental para ter mais controle nas atividades, economizar tempo e agilizar os processos para garantir a entrega no prazo estabelecido.
No plano são colocadas as seguintes questões:
- Estudo de viabilidade;
- Cronograma físico-financeiro;
- Cálculos e orçamentos;
- Lista de materiais e equipamentos essenciais;
- Documentação para regularizar a construção;
- Acompanhamento das atividades;
- Ajuste de prazos (caso necessário);
- Acabamento;
- Licenciamento do imóvel.
Antes de iniciar a construção, os responsáveis analisam as condições do terreno. Uma forma de deixar o solo adequado para a construção é utilizando um compactador de solo pneumatico. Este equipamento tem a função de adensar a terra, brita, areia, entre outros.
O compactador pode ajudar nos processos para a preparação das bases, fundações e meios-fios de calçadas e outras situações.
Os benefícios desta ferramenta consistem em: evitar o acúmulo de água no terreno, ajuda a alinhar e na densidade do solo, tem um funcionamento simples e pode ser obtido através de um serviço de locação.
Após a preparação do solo, os ajudantes de obra podem dar início às etapas de criação da infraestrutura (fundações e lajes), vedação (paredes, pilares e torre d’água) e o telhado.
Nos terrenos que tem uma área grande, é possível criar uma estufa estrutura metalica, que é um espaço em que a pessoa pode ter hortas, flores, plantas e outros tipos de culturas.
A estrutura metálica é muito usada nas obras civis, devido a sua durabilidade, transporte simples, poder ser utilizada em diversos projetos e garantir uma boa sustentação.
Existem muito ganhos positivos em investir na compra e uso deste material na obra, entre eles:
- Ótimo custo-benefício;
- Padronização;
- Resistência;
- Rapidez na obra;
- Sustentabilidade;
- Versatilidade.
Com muitas vantagens, investir na aquisição de uma estrutura metalica para estufa é o modo de conseguir fazer uma construção com qualidade, segurança e criar um espaço com ótima durabilidade.
A importância de ter a documentação do imóvel regularizada
As edificações com finalidades comerciais, empresariais e edifícios residenciais precisam ter uma licença bombeiro, um documento que certifica que no local há todos os equipamentos adequados para o combate de incêndios e as saídas adequadas para casos emergenciais.
O modo de obter a licença AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro) é solicitando o pedido no Corpo de Bombeiros da cidade. Após o pedido, os profissionais realizam uma visitoria no local para avaliar se no imóvel há todos os equipamentos, estruturas e recursos necessários para a segurança das pessoas.
Desta forma, para obter o CLCB bombeiro (Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiro) é necessário investir na compra e instalação de alguns itens como:
- Extintores de incêndio (Classe A, B e C);
- Bombas hidráulicas;
- Mangueiras;
- Sprinklers;
- Detectores de fumaça;
- Central de alarme;
- Hidrante;
- Porta corta-fogo;
- Iluminação de emergência.
Estes são apenas alguns exemplos dos equipamentos e sistemas que podem ajudar a manter o local em segurança, pois em caso de perigo, sinais sonoros são acionados e as pessoas podem evacuar do imóvel para que os bombeiros possam trabalhar.
O AVCB e CLCB são documentos que possuem a mesma finalidade, ou seja, é uma licença que pode ser emitida para cerificar que a edificação tem condições de proteger os indivíduos.
Portanto, ter uma construtora experiente à frente das obras são formas de ter um excelente resultado, com uma edificação do jeito que você precisa, valorizando o terreno e tendo muita comodidade.