Quando você passa na rua e observa uma casa ou um estabelecimento comercial qualquer, a primeira impressão que você tem é a do portão. Mas, além do quesito estético, que deve combinar com a estrutura arquitetônica da construção, a porta deve possuir outros aspectos importantes, como a segurança, se o material tem boa durabilidade e resistência, entre outros fatores.
Os portões ficam expostos na área externa e sofrem as consequências de chuva, vento, exposição ao sol, umidade, sujeiras, entre outros. Ou seja, precisam ser resistentes para que se mantenham conservados por mais tempo.
Existem diversos modelos de portões, sejam eles portões eletrônicos ou não e feitos de diferentes materiais. Os tipos de portões mais encontrados são:
- Portão basculante;
- Portão de correr;
- Portão de abrir;
- Portão aberto e fechado.
Especifidades de cada modelo de portão
Os portões eletrônicos apresentam algumas vantagens quando comparado aos demais. Entre elas está o fato de evitar com que haja a necessidade de descer do carro para realizar a sua abertura, o que o torna uma opção muito melhor para dias de chuva ou frio.
Eles também são mais seguros, pois além de serem acionados mais rapidamente, você consegue abri-lo e fechá-lo sem se expor. No entanto, ele também apresenta algumas desvantagens, como a necessidade de manutenção constante.
A máquina do portão deve ser compatível com o peso dele para evitar paradas frequentes. Caso haja problema na sua abertura e você esteja do lado de fora, é preciso utilizar o portão manual para entrar de forma que consiga destravar o portão eletrônico.
Esse portão ainda necessita de um motor rossi para desempenhar seu pleno funcionamento.
O portão basculante é o modelo que possui a abertura na vertical e a sua base de sustentação corre dentro de uma espécie de trilho nas laterais dos dois lados. Dessa forma, é possível realizar a sua abertura e fechamento.
Como ele não ocupa espaço lateral ao ser aberto, esse modelo é indicado para locais mais apertados, em que não é possível fazer a abertura horizontal.
O modelo mais tradicional de portão é o de correr. Como a sua abertura é horizontal. é possível usar materiais mais pesados e reforçados.
É necessário que haja espaço lateral e como ele corre de forma paralela ao muro, ele não ocupa espaço extra, deixando a parte frontal da garagem desocupada.
O portão de abrir também é muito usado, principalmente em casas ou entradas laterais, mas como ele é fixado na parede, não pode ser muito pesado. Todos esses portões saem mais em conta do que o portão automático preço.
O portão aberto e fechado é caracterizado pelo seu tipo de construção e estilo. Os portões abertos são aqueles formados por grades que permitem a visualização do outro lado. Ele é indicado para quem quer mostrar a fachada da casa ou um jardim, além do que ele permite uma melhor circulação.
No entanto, ele apresenta desvantagens como a falta de privacidade por expõe muito a parte de dentro.
Já o portão fechado é feito de um material opaco e não é possível ver por meio dele. Sendo assim, quem quer ter mais privacidade, deve optar por ele. Contudo, ele causa abafamento, impedindo a passagem de ar para dentro do imóvel.
Um modelo de portão bem em conta e alto custo-benefício é o portão de pvc.
Tipos de portas
As portas também podem ser feitas de diversos materiais , como porta de aço, porta de madeira, de metal, alumínio e ferro.
Algumas portas são feitas a partir de um único material e as portas-balcão são formadas por duas folhas independentes de dois materiais.
As portas são encontradas em diferentes modelos no mercado, indo desde as simples, passando por portas de correr, porta dobrável, sanfonada e a Porta seccionada.
A instalação das portas deve ser feita apenas no final da obra, depois que a pintura do local já foi realizada. A porta de aço de enrolar é um modelo muito usado em estabelecimentos comerciais, como lojas de rua e de shoppings, além de indústrias. É um modelo que oferece bastante segurança e praticidade, principalmente aquelas que são automatizadas.
As portas seccionadas são formadas por painéis articuláveis que não ocupam muito espaço nas laterais do vão. Esse modelo de porta é inspirado na estética europeia e americana das portas residenciais. Elas não possuem rolo e sua abertura é feita por meio de uma estrutura metálica.