Desde o corrimão até o transporte de água e de gás, os tubos são itens de grande importância na construção civil. Por conta da alta procura, eles são oferecidos nos mais diversos materiais, de modo a atender às mais diversas demandas de um projeto de construção civil.
Se, por um lado, a variedade faz bem, ela também tem um aspecto ruim. Isso porque é preciso saber distinguir os diversos tipos de metais, suas características, vantagens e desvantagens, de modo a escolher o que melhor atende a uma necessidade em específico. Do contrário, pode ser necessário substituí-lo.
É o seu caso? Então confira, a seguir, as particularidades de alguns metais usados para fabricar tubos e escolha o melhor para a sua casa:
Aço inoxidável
O aço inoxidável (mais conhecido apenas como inox) é um dos mais populares no mercado de construção civil. O principal motivo por trás disso é o seu apelo estético: prateado, brilhante e de superfície lisa, ele é perfeito para dar um toque moderno a qualquer ambiente.
Além disso, ele possui um camada de proteção em sua parte exterior que o torna muito mais resistente e durável do que outras ligas metálicas.
O segredo que faz com que o Tubo de aço inox tenha todas estas características é porque ele recebe uma certa quantidade de cromo em sua composição. Essa substância é a responsável por sua resistência e beleza.
Além destas características, este material é mais do que bem-vindo em imóveis nos quais o padrão de higiene deve ser elevado, como hospitais e restaurantes.
O motivo por trás disso é que o Tubo inox tem uma superfície lisa e pouco propensa a ranhuras, o que, por sua vez, dificulta consideravelmente o acúmulo de bactérias sobre ele. Prova disso é o fato de que, em cozinhas industriais, este material é usado para confeccionar itens como:
Panelas;
Bancadas;
Formas e refratários;
Fogões.
Isso também o torna uma excelente opção para servir de corrimão, já que há várias doenças, como a gripe, que podem ser transmitidas por meio deste item.
Outros tipos de aço
Contudo, o tubo de inox também tem uma desvantagem considerável: o preço. Como ele é tido como um material nobre, seu custo é muito superior em relação aos tubos feitos em outras ligas metálicas.
A boa notícia é que há alternativas para ele, como os tubos de aço comum. Como esta é uma liga metálica que existe nas mais diversas composições, não será difícil encontrar um modelo que se adapte às suas necessidades e preferências.
Os estruturais, por exemplo, contêm uma grande quantidade de carbono, fazendo com que eles sejam extremamente resistentes. Já os aços para molas se destacam por serem mais maleáveis e resistentes à tensão.
Vale ressaltar que estes são só exemplos, pois na prática, é possível obter um Tubo schedule 40 feito com as mais diversas ligas de aço.
Ferro
Além do uso doméstico, para a confecção de chapas e panelas, o ferro também é um material que é empregado na fabricação de tubos para a construção civil. Contudo, o seu uso deve ser cauteloso, já que este metal se oxida com facilidade, principalmente quando usado em imóveis que ficam em zonas litorâneas.
No caso do segmento de reforma e construção, o tubo de ferro, principalmente o redondo, é muito conhecido por ser usado na construção de grades, que, por sua vez, servem como barreiras contra invasores em potencial.
Para garantir que o item tenha uma vida útil mais longa, pode-se usar as versões em ferro galvanizado. Como ele possui uma camada de zinco que serve como “material de sacrifício”, sua vida útil é prolongada.
Alumínio
Há, por fim, um metal que é usado como estratégia de redução de custos frente a outras ligas metálicas, mas sem abrir mão da qualidade: o alumínio.
Ao contrário dos outros modelos, estes tubos não costumam ser usados com fins decorativos ou de acabamento, mas com um uso mais funcional – eles são excelentes alternativas para as tubulações de água e gás, inclusive no contexto industrial.
Esta, porém, não é a única vantagem destes tubos. Eles também são leves, de instalação muito simples, não sofrem corrosão e são muito fáceis de limpar.
Consequentemente, especialistas apontam que o tubo de alumínio tem uma das melhores relações custo-benefício do mercado.