Atualmente, o aluguel de maquinas para construção civil é tido como algo de primeira necessidade em canteiros de obras. Afinal, se todas as tarefas necessárias em uma construção fossem feitas de forma totalmente manual, a segurança dos funcionários e a eficiência dos trabalhos seriam gravemente comprometidos.
A boa notícia é que há diversas máquinas à disposição dos profissionais da área, permitindo que eles direcionem seu foco aonde ele é 100% requisitado.
Assim, o investimento necessário para contar com os serviços de uma locadora de equipamentos para construção de confiança tem que ser previsto no orçamento desde o início de sua elaboração.
Quer saber mais a respeito dos itens que estão disponíveis para tornar obras mais eficientes e seguras? Então saiba mais a respeito de alguns deles no artigo a seguir:
Escoras metálicas
Toda e qualquer obra deve seguir um projeto. Trata-se de um documento, elaborado minuciosamente, que prevê como será a estrutura da edificação e como ela deverá ficar depois de pronta.
Contudo, por um ou outro motivo, nem sempre é possível instalar a estrutura definitiva logo de cara.
Em uma construção, muitas vezes, é preciso contar com itens que forneçam um suporte temporário ao restante do edifício, permitindo a continuidade dos trabalhos.
Uma das maneiras de realizar isso é usando escoras metalicas, que têm como finalidade escorar provisoriamente itens como:
Vigas;
Pilares;
Lajes;
Sistemas mistos, servindo como auxílio à sustentação.
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, empresas que trabalham com o aluguel de máquinas também podem fornecer este item. Entretanto, antes de solicitá-lo, é preciso analisar os projetos e o plano de trabalho, de modo a verificar a quantidade necessária.
Escavadeira
Outro item muito procurado nas empresas de locação de maquinas é a escavadeira. O motivo de sua popularidade é o fato de se tratar de um equipamento extremamente versátil que pode realizar uma série de funções distintas, dependendo dos acessórios que sejam anexados a ele.
De todos os modelos disponíveis, o hidráulico é um dos mais procurados por gestores de obras.
Ao contrário da retroescavadeira, ele conta com uma estrutura mais sofisticada e produtiva, que otimiza os trabalhos no canteiro de obras.
Em compensação, os circuitos eletrônicos presentes em seu interior requerem atenção especializada no momento de sua manutenção.
Misturadores de concreto
Sem concreto, não há obra, simples assim. Essa substância é fabricada a partir de uma mistura de cimento, areia, pedras de brita, água e outros aditivos e tem como função unir estruturas como vigas e tijolos. Deste modo, a segurança e a estabilidade da edificação ficam garantidas.
Da mesma maneira, esse material é usado de forma extensiva na fabricação de itens de decoração, como o cobogó.
O material trata-se de uma espécie de tijolo vazado, que pode ser instalado tanto em locais fechados quanto ao ar livre, seja para colaborar com a estética do ambiente ou para aproveitar melhor a luz natural e tornar o ambiente ventilado.
Os cobogós são feitos em diversos modelos e cores, de modo que é possível escolher o que melhor se encaixa em cada ambiente e projeto. Entre todos os modelos, o cobogó de concreto é um dos mais populares.
No entanto, para que seja possível construí-los, é interessante contar com um misturador de concreto.
Tal ferramenta é uma máquina giratória que faz a mescla de todos os componentes necessários para a formulação dessa substância. Do contrário, o procedimento tem que ser feito de forma manual, consumindo o tempo da equipe do canteiro de obras.
Por conta disso, trata-se de um dos equipamentos mais usados na construção civil.
Caminhões
Seja para transportar materiais de construção ou para fazer o içamento de vigas de concreto e de outros objetos pesados, os caminhões estão sempre presentes em canteiros de obras. Consequentemente, eles são considerados equipamentos de primeira necessidade na construção civil.
Entretanto, é preciso ter em mente que há vários modelos desse veículo e que cada opção exerce uma função diferente.
Um dos mais usados é o caminhão munck, um veículo adaptado para exercer a mesma função de um guindaste, com a ressalva de ser menor e, deste modo, mais ágil.
Ainda assim, ele deve ser operado por um profissional devidamente qualificado para a tarefa; do contrário, pode haver perdas de material e até mesmo acidentes.