Os detalhes finais de uma construção abrangem a instalação de portas nas entradas dos diferentes ambientes de uma residência e cada ambiente exige um nível de proteção diferente.
Esse pode parecer um detalhe menor, mas a instalação da porta exige que o modelo escolhido esteja alinhado à decoração do ambiente em questão.
Uma das possibilidades de design que vem ganhando cada vez mais espaço no design de interiores é a decoração em estilo industrial.
Conheça alguns modelos de porta para esse tipo de estilo:
Tipos de porta
As portas podem ser divididas quanto ao seu modelo de abertura e material. Cada tipo fica melhor aplicado à uma área da casa.
Os modelos de abertura mais comuns são:
Porta de correr;
Porta de abrir;
Porta pivotante;
porta de enrolar automatica.
A porta sanfonada é o modelo da economia, tanto de espaço quanto de recursos financeiros, já que esse tipo é um dos mais econômicos, por utilizar geralmente o PVC, como matéria prima para sua fabricação.
A abertura deste modelo de porta é feito na própria estrutura, semelhante a uma porta de correr, com o arrastamento da folha.
Isso garante uma economia de espaço muito considerável.
A porta de correr é formada por trilhos e estruturas que correm sobre os trilhos, chamadas de folhas.
Esse modelo de porta se tornou bastante popular é excelente para quem procura sofisticação e economia de espaço.
A porta de ferro de correr vem ganhando muito espaço na decoração devido ao seu baixo custo e alta proteção.
As portas de abrir são os modelos mais comuns no quesito tipo de abertura.
Por meio de uma ligação à parede usando dobradiças, o artefato pode abrir para dentro ou para fora. Esse modelo demanda um certo espaço para realização deste movimento.
A porta pivotante é tem uma estrutura parecida com a da porta de abrir, mas ela não é totalmente é fixada em um dos cantos, o que permite uma abertura dos dois lados ao manuseá-la.
A porta de enrolar é excelente para aplicação em garagens, devido à sua alta resistência.
O ideal é que esse modelo seja automatizado para garantir segurança e versatilidade no seu uso, pois a movimentação manual requer certa dose de esforço.
Ao pesquisar “Porta de enrolar preço” será possível perceber que o investimento valerá a pena pela praticidade.
É importante ressaltar que portas que não foram projetadas de maneira automatizada podem ter esse trabalho feito posteriormente, porém isso se dará de maneira menos simplificada.
Locais para instalação
Cada modelo de porta, seja no quesito referente ao tipo de abertura, ou no quesito material de fabricação, tem melhor aplicação em ambientes diferentes.
A porta de ferro para cozinha é bastante adotada, devido à alta resistência e proteção que oferece.
Também é comumente adotada na sala, ou seja, lugares que tem ligação com o ambiente externo. A desvantagem deste material está na possibilidade de oxidação.
Para evitar isso, bastam uma boa pintura impermeabilizante e cuidados frequentes.
Um modelo um pouco mais sofisticado para esse ambiente é a porta de correr de ferro com vidro, pois este traz um ar mais moderno e quebra a rusticidade do ferro puro.
Para as portas internas da casa, como quartos e banheiros, as portas de madeiras são as mais adotadas, devido ao conjunto de vantagens que oferecem.
Para esse fim, as portas ocas são ideais.
A madeira também pode ser encontrada nas portas da sala, mas na versão maciça, que é mais resistente ao contato com intempéries.
Para quem procura por economia, as portas sanfonadas de PVC podem fechar esses ambientes, mas é preciso salientar que são bem menos sofisticadas e tem um poder de vedação de sons muito menor.
Por outro lado, oferecem um custo muito reduzido.
Ainda para o ambiente da cozinha e áreas externas, quem não quiser usar a porta de ferro reforçada pode optar pelo uso do alumínio.
Esse material apresenta como vantagem sobre seu principal concorrente o fato de não enferrujar.
Mas isso gera um custo um pouco superior. Esse modelo é altamente recomendado para construções em ambientes litorâneos.
Há, ainda, a opção de adotar o vidro como material para portas residenciais.
O vidro é um material durável e versátil e pode ser usado como separação de ambientes de forma elegante e requintada.
A escolha da melhor porta, seja no quesito estilo de abertura, seja no quesito material, dependerá do projeto como um todo, pois ela deve estar alinhada ao design adotado para a construção como um todo.