Reformar ou construir o local onde você vive sempre exige bastante cuidado no momento de escolher os modelos dos materiais que serão usados.
As lojas de material de construção sempre oferecem diversas possibilidades, então pesquise muito bem sobre quais são as suas melhores opções.
Ao preparar uma obra é normal perder bastante tempo discutindo os materiais da tubulação.
As marcas de tinta, as cores dos móveis e a disposição deles nos cômodos da casa, mas não se esqueça de dedicar um tempinho do planejamento para o telhado.
O mais ideal é que ele seja pensado desde o início do projeto para evitar problemas que podem surgir posteriormente.
Afinal, depois de tanto trabalho com todos os detalhes envolvendo sua casa, não dá para estragar tudo com um telhado mal planejado, não é mesmo?
Há informações que são essenciais para garantir que não haja nenhum problema vindo dos andares de cima, para que você possa desfrutar de seu espaço tranquilamente por um longo tempo.
Planejando a laje
O mais indicado é que para essa etapa da construção do telhado seja feita uma laje de bloco cerâmico, pois esse é o método mais seguro e recomendado por engenheiros.
Sua confecção é até bastante simples, sendo necessário primeiro colocar as vigas de sustentação, para depois inserir os tijolos de cerâmica nos espaços entre elas.
Isso forma uma espécie de vedação, que será a base para o concreto que será colocado por cima depois.
Para reforçar essa estrutura, muita gente às vezes costuma colocar uma manta treliçada também. O concreto deve ser a última etapa, pois é ele que dá a sustentação necessária.
Outro ponto extremamente importante é impermeabilizar laje. Esse processo protege a superfície da construção de danos causados pela chuva e pelo sol.
Não realizar esse processo pode causar grandes danos à estrutura montada, como rachaduras, mofo, umidade, infiltrações e fundos, além do desgaste.
A técnica de impermeabilização é bastante simples, mas deve ser feita com cuidado, pois a má aplicação pode causar as mesmas consequências da não aplicação.
Antes de tudo, é necessário saber sobre qual tipo de laje será feito esse processo.
Se for a com tráfego, é preciso o uso de uma manta asfáltica, enquanto as sem tráfego necessita ter cores claras para ajudar no processo de estabilização de temperatura interna.
O bom de impermeabilizar a sua laje é que esse local pode acabar se tornando um espaço comum para lazer na casa.
Montando o melhor telhado
Estruturar um telhado é uma das partes que exigem mais cautela em uma construção, pois se for feito de uma maneira equivocada pode comprometer a casa inteira. Existem quatro elementos principais para prestar atenção nessa etapa:
Laje, como explicada anteriormente;
Telha;
Rufo;
Calha.
A calha precisa ser escolhida com cuidado, pois é ela que ajuda a evitar as infiltrações nas paredes externas.
Quando chove, ela acumula e escoa toda a água por um cano que desce diretamente ao solo. Desta forma, ela impede a formação de rachaduras e corrosões.
Além das que são feitas em PVC, as de alumínio e as galvanizadas, existe também calha de zinco, que apresenta alta resistência a corrosão, sol, chuva, frio ou calor.
A maior vantagem desse material é a relação custo-benefício. O zinco é bastante resistente, seguro, econômico e ainda traz facilidades na hora de instalar e de manter.
Trabalhando mais ou menos da mesma maneira que a calha, o rufo tem uma função bastante parecida: proteger as paredes externas de infiltrações e respingos.
Através de um sistema de pingadeiras que pegam a água dos telhados e a colocam no solo sem entrar em contato com a edificação.
As telhas também têm uma versatilidade de materiais dos quais podem ser feitas: cerâmica, metal, zinco, vidro, amianto, entre outros.
É necessário ter bastante cuidado na hora de escolhê-la, pois um material de qualidade é imprescindível para que o teto de sua casa esteja firme, impermeável e livre de goteiras e outros problemas maiores.
Agora que você já entendeu a importância e os materiais utilizados na construção de um telhado, se lembre de entrar em contato com o engenheiro responsável pelo planejamento de sua obra.
É importante saber quais os mais materiais adequados para o tipo de planejamento que está sendo feito.