O mercado de saúde, beleza e bem-estar no Brasil já é forte, e deve crescer ainda mais. Dados da Pluri Consultoria apontam que sua expansão foi de 22% em 2016, ano que teve como uma de suas características as dificuldades econômicas.
Isso significa que, atualmente, este ramo representa quase 2% do PIB nacional.
Outra boa notícia é o fato que há inúmeras possibilidades de negócios dentro deste segmento. Algumas delas são:
- Salões de beleza;
- Academias;
- Indústria cosmética;
- Clínicas de estética.
Entre todas, esta última costuma ser a mais complexa de abrir e administrar.
Afinal, além dos alvarás regulares, é preciso contar com um médico responsável pelos procedimentos, bem como autorização da Vigilância Sanitária para manter o estabelecimento em funcionamento.
Felizmente, nem tudo a respeito desta opção de empreendimento tem que ser complexo: é possível usar a comunicação visual a seu favor, tanto para atrair clientes quanto para facilitar a rotina de trabalho da equipe.
Confira, nesse post, algumas dicas para isso:
Tenha uma fachada bem projetada
Não basta escolher um ponto estratégico para instalar a sua clínica: é preciso que ele seja bem decorado, de modo que passe uma impressão profissional e de fato atraia clientes.
Desta forma, vale a pena contratar uma empresa especializada, para que o projeto e a confecção da fachada sejam impecáveis. Um profissional da área considerará fatores como:
- O orçamento disponível;
- As cores da identidade visual do estabelecimento;
- Os serviços oferecidos;
- As características do imóvel.
Entretanto, este não é o único elemento capaz de facilitar a identificação do local e aumentar a atração de clientes: há itens auxiliares, que também ajudam nessa tarefa.
Um deles é o totem backlight. Trata-se de uma estrutura metálica, cuja função é dar suporte a uma lona, que, por sua vez, é iluminada por uma lâmpada interna.
O outro é o totem para atendimento. Trata-se de uma base metálica, cuja missão é dar apoio a atendimento, que, por sua vez, é é mostrato em tela quais direcionamento deve tomar.
Ela pode ser fixada tanto à calçada quando à fachada do estabelecimento, conforme as especificidades do projeto.
Use o design para facilitar o trabalho da equipe
Designers não são orientados apenas pela estética: também é de sua alçada projetar soluções que facilitem a identificação de informações pelas pessoas, desde sites a formulários. É um serviço com o qual a sua clínica também deve contar.
Por exemplo: é essencial que todo e qualquer paciente esteja devidamente identificado.
Deste modo, o profissional responsável por ele terá acesso a informações valiosas, tais como histórico médico, procedimentos anteriores e alergias a medicamentos ou outros materiais.
Quando bem projetada, uma pulseira de hospital é eficaz em permitir que o profissional saiba quem é o paciente em questão.
Invista em sinalização interna na clínica
Para quem vem de fora e não está habituado ao espaço, uma clínica pode ser um verdadeiro labirinto.
Felizmente, há soluções de design apropriadas para isso, como os sinais e placas de sinalização.
Tais elementos podem ser fixados tanto nas paredes quanto no teto, informando pacientes e funcionários a localização de determinadas áreas, como recepção, a sala de espera e os espaços onde são realizados os procedimentos.
Além de mais comodidade para os pacientes, eles proporcionam mais eficiência no cotidiano da equipe.
Contudo, isso não é tudo: em clínicas há locais cujo acesso deve ser reservado a pessoas autorizadas, como os funcionários.
Portanto, o ideal é que eles estejam devidamente identificados e contem com mecanismos de segurança adicionais, tais como scanners de impressão digital.
Isso evita que materiais valiosos, sensíveis e/ou perecíveis sejam removidos de seus recipientes, ou que terceiros tenham acesso a dados sigilosos sobre o negócio ou seus pacientes.
Padronize o papel de formulários e documentos
Clínicas, assim como outros negócios, usam muitos formulários e documentos no cotidiano.
Seja para liberar procedimentos com planos de saúde, ou para estabelecer contratos para prestação de serviços, eles são sempre necessários.
O que nem todos sabem é que também é importante investir em soluções de design para eles, como o uso de papel timbrado.
Afinal, isso proporciona uma sensação de profissionalismo que melhora a imagem do estabelecimento tanto perante clientes quanto perante fornecedores.
Entretanto, este trabalho também deve ser meticuloso, e o projeto deve estar de acordo com a identidade visual do negócio.
Assim, ele deve conter os mesmos elementos que a pulseira de identificação usado pelos pacientes, a decoração da fachada, os materiais gráficos, etc.