Atualmente, montar um galpão não é uma tarefa impossível como era antigamente.
Para ter uma ideia, é possível obter partes da estrutura, basta optar pelo galpão pré moldado.
Com isso, a instalação é fácil, rápida e promove muito mais comodidade para o proprietário do ambiente.
Além disso, há diversos modelos de galpões disponíveis para qualquer pessoa, independente da finalidade que o local vai ter.
No entanto, embora seja fácil de montar, é sempre indispensável ter um profissional para verificar o andamento da obra.
Ou seja, montar uma cobertura para alojar equipamentos, materiais de construção ou até mesmo alugar para alguém ficou cada vez mais acessível.
Por conta disso, separamos as principais dicas sobre como construir um galpão de alta qualidade com rapidez.
Acompanhe o conteúdo nos próximos tópicos deste artigo.
De olho na legislação
Antes de sair montando qualquer tipo de estrutura, é preciso ficar de olho na legislação que rege a construção de galpões no Brasil.
Por isso, o recomendado é visitar a prefeitura da cidade e realizar todo o procedimento dentro da lei.
Além do mais, a construção de qualquer imóvel, estrutura ou cobertura sem a devida liberação do órgão municipal pode acarretar possíveis multas e até o fechamento do galpão.
Portanto, antes de construir, a prefeitura deve ser notificada, para que tudo saia dentro do padrão.
Dessa forma, o restante do andamento da obra poderá acontecer com muito mais tranquilidade e rapidez.
Faça um bom planejamento
A parte principal de um galpão é o telhado.
Afinal, o elemento é o que vai proteger todos os materiais que serão guardados dentro do galpão, evitando o contato com água da chuva e excesso de luz solar.
Por conta disso, o ideal é fazer um planejamento sobre qual o tipo de material vai compor o telhado.
Algo muito buscado pelas construtoras é a cobertura de policarbonato preço, pois é um dos mais resistentes tipos de telhados da atualidade.
Além do mais, o policarbonato é durável e conta com uma série de cores e tamanhos e pode ser usado para diferentes finalidades, como toldos e sacadas, por exemplo.
Portanto, durante o planejamento da obra, é preciso manter a atenção voltada às seguintes questões:
- Tipo de material que vai ser usado;
- Mão de obra;
- Tempo de construção;
- Tipo de telhado;
- Qual a estrutura que vai ser usada.
Além do policarbonato, muitos engenheiros optam pela laje pré moldada, que diminui constantemente o tempo de montagem do galpão.
No entanto, para cada caso é um caso, assim como já diz o ditado. Tendo essa máxima em vista, o planejamento também deve mensurar o objetivo do projeto.
No caso de galpões mais simples, usados em casas e pequenas empresas, optar pela telha comum também pode ser uma boa ação, uma vez que a mesma é funcional e, até certo ponto, cumpre com a missão de ser uma cobertura.
Mão de obra qualificada
Para que o andamento da obra não saia do controle, o recomendado é manter uma equipe de montagem qualificada.
Dessa forma, o proprietário pode ter a certeza de que o resultado será tão bom quanto à velocidade da obra.
Ou seja, uma construção de qualidade preza até pelos mínimos detalhes, como a instalação da calha metálica, que possibilita o escoamento da água da chuva.
Muitos construtores esquecem-se da instalar o aparelho, uma vez que, em longo prazo, a ausência da calha pode causar infiltrações, rachaduras e problemas na estrutura, principalmente por conta da umidade.
Dessa forma, o galpão que conta com um sistema de escoamento eficaz possui maior vida útil, bem como o aumento da durabilidade de cada material usado na obra.
Simplifique os procedimentos
Procedimentos mais simples são iguais à velocidade de montagem. Ou seja, manter a obra simples lhe permitirá utilizar melhor o espaço e vai aumentar a qualidade, oriunda da simplicidade.
Isso significa que o galpão não precisa dos materiais e linhas de montagem de última geração, necessita apenas dos materiais e métodos funcionais.
A partir do momento que o foco da obra consiste na utilização de equipamentos e técnicas funcionais, a construção começa a andar com mais rapidez e funcionalidade.
Afinal, o foco do galpão é o armazenamento de objetos e maquinários, por exemplo.
Considerações finais
Construir um galpão com qualidade pode facilitar muito a vida de uma família, empresa ou fábrica, justamente por conta do aumento da área útil de um lote e recursos adicionais.
Em poucas palavras, melhor do que a preocupação com o tempo da construção é focar na qualidade de execução de cada técnica, bem como a composição dos equipamentos usados na obra.