Grande obras, exigem técnicas construtivas e equipamentos mais ágeis e que suportem a quantidade de esforço, que será necessária para o bom desenvolvimento do projeto.
Entre os equipamentos de suporte, pode ser citada a locação de caminhão Munck. Este aparato possui braço hidráulico.
Assim, é possível transportar, descarregar e remover peças e máquinas pesadas em curtas distância e também altura.
O veículo tem diversos pesos, podendo adequar-se exatamente ao que o cliente precisa. Esses caminhões podem realizar ainda:
- Posteamento;
- Mudanças industriais;
- Içamento de cargas;
- Remoção de equipamentos.
Ao fazer a locação de um caminhão Munck, você precisa analisar o local da operação. Assim, verifique se o solo é apropriado.
Outra dica, é utilizar calços de madeira, evitando assim, afundamentos. Além disso, é importante verificar se há espaço para manobras.
Converse com o locatário, para saber se o equipamento que você está alugando, tem capacidade para suportar o peso dos materiais a serem trabalhados.
Desta maneira, você pode evitar muitos acidentes
Apesar de muitas pessoas confundirem, o guindaste é um equipamento diferente do caminhão Munck, servindo para movimentar e elevar peças e materiais mais pesados dentro de uma construção.
O equipamento possui um mecanismo, que possibilita movimentar cargas muito pesadas, impossíveis para uma pessoa. Mesmo sendo robusto, o guindaste é ágil, com muita capacidade de movimentar-se, realizando operações complexas.
A terraplanagem e asfalto
Ao comprar um terreno para construir uma casa ou um empreendimento, geralmente precisa ser feita uma preparação do terreno, que pode possuir declives.
É nestes casos, que se utiliza a terraplanagem, um processo que procura deixar o terreno plano, sendo possível assim, construir uma edificação.
Assim, é retirada a terra de locais altos do terreno e colocadas nas áreas mais baixas. A terraplanagem, serve também, para grandes pedras, restos de árvores e detritos.
Apesar de parecer simples, esse processo é bem complexo e envolve diversos equipamentos, como retroescavadeiras e pás carregadeiras, que removem e realocam a terra de um local para outro.
Já os tratores de esteira, têm a função de nivelar o solo, de maneira muito rápida. Em caso de haver água no terreno, é necessário drená-lo.
Muitas vezes, ainda, é preciso fazer compactação do solo, usando rolos compressores, que estabilizam toda a área.
No entanto, para que tudo saia da melhor maneira, contrate uma equipe especializada, que faça avaliação do terreno e assim, coloque em prática o método ideal para o terreno em específico.
Quem constrói condomínios, por exemplo, além de ter que fazer a terraplanagem de toda a área, certamente irá colocar preço asfalto, para pavimentar as ruas.
Esse componente, além de valorizar o local, diminui a sujeira. Mas, como isso é possível? É que esse material possui baixa aderência.
Desta forma, consegue fazer com que os resíduos não grudem nele. Além disso, o asfalto contribui para reduzir acidentes, especialmente quando há chuvas.
Por isso, é algo cada vez mais utilizado. O material é constituído de subproduto do petróleo refinado.
Assim, mistura-se brita fina ao alcatrão, quando é formada uma massa, que é aquecida e ao resfriar-se torna-se resistente.
Vigas de madeira
Bem, não adianta um terreno sólido, uma rua asfaltada, se a construção da casa não suportar o telhado e o teto. E é essa a função da viga de madeira.
Naturais, rústicas ou expostas, há diferentes tipos de viga. Confira: As vigas de compensado, por exemplo, são mais leves, no entanto, não são sólidas.
Essas vigas compõem a armação longa, cobrindo os lados com compensado, assim, o interior fica oco, mas a aparência é de madeira sólida.
Já as vigas de folheado são bem sólidas mas, por sua vez, não são feitas com uma única tora. Desta forma, são feitas várias camadas de madeira, colando-as e pressionando-as para assim, formar a viga.
A madeireira fornece ainda, a viga de madeira laminada, que é bem parecida com a de folheado mas, possui placas mais grossas.
Podendo ser feita para qualquer comprimento e com qualquer tipo de madeira. Há ainda a tábua sólida, feita com uma única tora.
Dependendo do tamanho da viga, pode-se retirar até cinco toras de uma mesma árvore. Hoje, você compreendeu um pouco sobre os principais equipamentos.
Para facilitar o trabalho e agilizar uma grande obra. Além disso, descobriu as principais técnicas, que auxiliam na construção civil.