Responsável pela diferença de potencial entre duas extremidades, a tensão elétrica é a quantidade de energia produza para movimentar uma determinada carga elétrica.
O fator também é conhecido como diferencial de potencial (DDP) e está presente, por exemplo, no transformador de voltagem.
Quem é que nunca se perguntou o porquê de determinados aparelhos eletrônicos possuírem a opção 110V ou 220V? A resposta é o transformador.
Sendo assim, a energia elétrica é produzida pelo gerador (equipamento que gera a energia), transportada pelo condutor (por onde circula a tensão elétrica) e, por fim, chega ao aparelho consumidor (celular, computador, máquina de lavar, etc).
Com isso, o equipamento que recebe a carga define a tensão sobressalente no condutor.
Ou seja, o aparelho 110V, quando recebe tensão maior, no caso, 220V, acarreta na queima de circuitos deste, pois recebeu uma tensão maior do que aguentaria.
Já para equipamentos que funcionam apenas com 220V, quando conectados a uma carga menor, eles não funcionam.
Abaixo, veja as principais informações sobre a tensão elétrica, bem como o seu funcionamento.
Como funciona a tensão elétrica?
Diferentes aparelhos e eletrodomésticos vêm com a informação de corrente e tensão elétrica em que eles podem ser ligados, assim como foi falado há pouco.
Essa tensão pode ser medida em volts (V), por isso que logo após os números 110 e 220, vem o indicativo V. Muita gente costuma chamar isso de voltagem, mas a nomenclatura correta é tensão elétrica. O primeiro nome ficou popular por conta dos volts.
A tensão tem dois estados: contínuo e alternado. O primeiro significa que a tensão não muda de polaridade com o passar do tempo, já o segundo estado, indica o contrário.
Para entender como funciona isso, basta tomar como exemplo uma pilha, que possui polaridade contínua e fornece sempre a mesma tensão, pois os elétrons se movimentam em apenas um único sentido.
Ou seja, a pilha fornece energia para o funcionamento de uma lanterna, no caso.
No sentido da tensão alternada, cabe o exemplo da cabine primaria de uma usina elétrica, que demanda energia para diversas residências, prédios e empresas.
Isso significa que a tensão percorre milhares de quilômetros para chegar à tomada, sem perder força durante o caminho.
A distribuição de energia elétrica das usinas é conhecida como primária, e a que sai das tomadas de uma residência, por exemplo, secundária.
A cabine primária funciona como uma instalação de energia elétrica que possui ótima potência em seu funcionamento.
Para que opere corretamente, os seus equipamentos internos precisam estar em excelentes condições e serem testados e monitorados antes mesmo de serem usados.
Normalmente, grandes empresas utilizam esse tipo de cabine para auxiliar no próprio rendimento.
Organizações que possuem grande quantidade de aparelhos em funcionamento, independente do nicho de mercado, necessitam de uma cabine primária.
Transformador de tensão?
Os transformadores de tensão servem justamente para evitar que a alta tensão danifique os aparelhos domésticos ou cause acidentes graves.
O mais comum é o transformador 1500w, que transforma a alta tensão oriunda das usinas em tensões mais baixas, como o 110V e 220V.
Para saber qual tensão que um aparelho ou eletrodoméstico funciona, basta verificar as informações de uso deste. Assim sendo, imagine que uma geladeira possui as seguintes especificações:
- 127V
- 60Hz
- 178W
- 1,40A
No entanto, na casa do proprietário desse eletrodoméstico, a tensão elétrica das tomadas é 220V.
Portanto, será necessário transformá-la, o que envolve a diminuição da tensão, que deve ser feita com o transformador.
Cabe destacar que o equipamento também faz o reverso, servindo como conversor de energia 110 para 220.
Para pequenos circuitos
Na parte interna de aparelhos eletrônicos existem diversos circuitos que trabalham a partir de uma determinada tensão elétrica.
Para que essa tensão chegue corretamente até esse circuito, é necessário um regulador de tensão.
Basicamente, esse equipamento transforma a energia elétrica de um gerador, na tensão adequada para o circuito em questão.
Para entender, imagine que uma lâmpada de led precise de 5 volts para acender, porém uma bateria de 9 volts será introduzida na entrada de alimentação dessa lâmpada.
Ou seja, o regulador vai diminuir de 9 volts para 5 volts e, sendo assim, o led funcionará perfeitamente. Neste caso, o equipamento usado é o regulador de tensão 7805.
Existem alguns tipos de reguladores, mas os da série 78xx são os mais utilizados. Após o número “78” vem à tensão elétrica de destino, no caso do exemplo acima, 05 significaria 5 volts.
Portanto, essas foram às informações sobre o que é tensão elétrica, assim como o funcionamento desse fenômeno no dia a dia.