Que tal aprender mais sobre os pisos?

Escolher o piso ideal para um projeto não é uma tarefa simples. Isto porque a variedade de tipos de pisos disponíveis no mercado é grande e, diante dela, algumas dúvidas surgem.

Eles podem ser:

  • Piso laminado ou de cerâmica;
  • Piso de madeira;
  • Piso de carpete;
  • Piso de granito;
  • Piso de mármore;
  • Piso de porcelana.

Vale dizer que cada um destes exige modos diferentes de aplicação e de manutenção.

Por isso são mais ou menos indicados para o revestimento de ambientes internos, externos, de maior ou menor tráfego de pessoas, etc.

A seguir será abordado mais sobre o tema.

O que é o piso laminado?

Os pisos laminados são divididos em duas categorias: os pisos laminados de madeira; e os de alto tráfego, feitos à base de HDF.

Os de madeira são feitos desse material revestido com uma camada de verniz.

Já o segundo, é um revestimento constituído por lâminas de madeira à base de HDF (do inglês, High Density Fiberboard), que podem ter dimensões diversas em comprimento e largura.

Em sua face superior, há um tipo de estampa decorativa que fica protegida por uma resina melamínica, um material plástico termorrígido.

Ou seja, feito para aguentar a ação do calor, sem derreter – aplicado para aumentar a durabilidade e proteger o material da abrasão e do desgaste natural, oriundos da sua utilização.

Durabilidade do piso laminado

O Piso laminado instalado em ambientes internos, sejam eles comerciais ou residenciais, tem uma durabilidade alta e uma manutenção fácil.

Pode, ainda, ser instalado sobre um piso existente, sem dificuldade e sem prejuízo do resultado estético final.

Pode ser aplicado sobre pisos já colocados de: madeira, cerâmica, vinil, pedra ou cimento, desde que este último esteja alinhado, sem irregularidades ou umidade.

O piso laminado é ecologicamente correto uma vez que é constituído de material compensado, em geral feito com madeira de reflorestamento.

Cuidados

Os cuidados que devem ser tomados são unicamente de limpeza, que deve ser feita através apenas de um pano umedecido com água.

Para aumentar a durabilidade do piso, é necessário que sejam observadas as maneiras corretas de instalação e de manutenção, de acordo com os manuais e normas estabelecidos pelos fabricantes.

Como o Piso laminado barato é feito com níveis de calor e pressão elevados, têm uma durabilidade superior, se comparados a outros tipos como a cerâmica ou a madeira. O Preço de piso laminado instalado varia de empresa para empresa.

O que vale é fazer uma pesquisa prévia de fornecedores que prezem pela qualidade dos produtos e do resultado final da aplicação, com credibilidade e profissionais especializados.

Pisos de madeira: características e principais cuidados

O piso de madeira é um tipo de revestimento que garante, ao ambiente, uma sensação de conforto térmico, além de ser muito agradável esteticamente, podendo ser aplicado em muitos projetos de decoração.

Para que o assoalho tenha uma vida útil prolongada, é necessário observar alguns procedimentos de manutenção.

A Raspagem de piso de madeira, por exemplo, é um processo que visa corrigir imperfeições, alinhar e remover manchas do piso.

Depois desse processo é realizada a aplicação de uma camada de verniz, que assegura maior resistência ao desgaste regular que deriva de sua utilização.

O procedimento de Raspagem de assoalho de madeira é um tratamento simples que pode ser realizado por empresas treinadas.

Escolher um piso pode não ser fácil, porém a diversidade garante que o consumidor vai encontrar o tipo de assoalho que seja mais compatível com seus recursos, gostos e necessidades.