Mantenha a maior segurança com escadas

Em qualquer lugar, ao longo do nosso dia a dia, as escadas podem ser vistas. Na rua, no trabalho, ou em casa, no shopping ou no mercado, elas precisam ser estruturadas com atenção, principalmente na segurança.

Rolante ou não, a necessidade de corrimão é clara. Assim como a altura dos degraus de escada devem manter um padrão de altura.

Só para deixar claro, as dicas aqui, serão sobre escadas fixas. O que não inclui as escadas portáteis, que demandam ainda mais cuidado e segurança.

Segurança na construção

Quando for pensar na construção de sua escada, os primeiros passos são saber a altura e sua profundidade.

A profundidade da escada, é a distância que ela terá, desde o primeiro espelho (que é a parte da frente de cada degrau, o espaço que você não pisa), até o fundo dela na parede.

Feito isso, defina a largura da escada, contando que uma pessoa consiga passar por tranquilidade por ela, sendo que o mínimo, de acordo com as normas de segurança, é de 80 cm para escadas onde a previsão é de uma pessoa passando por vez.

Esse número varia, caso o fluxo seja maior na escada, aumentando de acordo com a expectativa de pessoas ao mesmo tempo.

Em seguida, calcule a quantidade de degraus, você pode fazer essa conta multiplicando o valor do espelho que deseja, até alcançar a altura da escada.

Ou dividir o valor da altura da escada, por um valor de espelho. Um valor bom para alturas de espelho, fica entre 16 e 18 centímetros para que sejam confortáveis e seguros ao longo do dia a dia.

Além disso, é preciso pensar na base, que é onde você pisa. Esse espaço em escadas privativas, devem ter no mínimo 26 cm, e 27 cm, caso sejam escadas coletivas. Isso para garantir que a pisada seja firme e garanta estabilidade durante a pisada.

Corrimão

Esse será responsável pela segurança depois que sua escada estiver pronta, então não economize na instalação desse equipamento, e, muito menos, fique sem.

O corrimão dá segurança e sustentação a quem está passando pela escada, isso porque, ao longo do dia, para quem tem filhos, somente a escada, não é nenhuma garantia de segurança. Por isso um apoio fixo e tangível é essencial para sua escada.

Ele pode ser feito de diversos materiais, mas a altura deve ter entre 80 e 92 cm do piso para ser acessível.

Mas, caso sua escada venha a ser trafegada por portadores de necessidades especiais, seu corrimão pode ter dois níveis, um a uma altura de 70 cm e um a 92 centímetros.

Além disso, pensar no corrimão, pode ser um jeito de aumentar sua segurança, afinal, caso a lateral da escada não tenha parede, você pode aumentar a proteção, aplicando um corrimão fechado.

Ele pode até se tornar parte da decoração, tendo um corrimão de inox para escada, e preenchendo o vão com um vidro que combine com o ambiente.

Caso sua casa ou empresa, tenha um ar mais acolhedor você pode colocar também um corrimão de madeira, para se adaptar ao seu estilo de decoração.

Por fim, não se esqueça da ergonomia desse corrimão, afinal, se ele for desconfortável, pode gerar um dano ainda maior em casos de acidente.

Materiais para escada

As escadas podem ser feitas de diversos materiais como:

  • Granito;
  • Madeira;
  • Concreto;
  • Porcelanato.

E essas são somente algumas das opções, mas alguns pontos devem ser observados aqui.

A escada de granito deve ser bem escolhida, pois o granito pode ser escorregadio e aumentar os riscos de quedas.

Por outro lado, a escada de granito branco, pode agregar muito valor ao seu imóvel e à sua decoração. Então é só escolher um bom tipo de material, e tudo certo.

Já a escada de madeira, também pode ser vítima das escorregadas, mas tem ainda mais opções seguras para manter a segurança e beleza do ambiente.

Ela pode também, ser feita de concreto, e ter somente a base em madeira. Fica bonito, mais barato e ainda garante aquele calorzinho da madeira na área específica onde se pisa.

Na escada de concreto comum, você pode abusar mais dos materiais, em casos mais industriais, até a borracha antiderrapante pode servir como revestimento para sua escada.

Já relacionando ao nosso próximo tópico, a escada de porcelanato, o revestimento será aplicado sobre o concreto, e deve também ter uma atenção especial quanto às chances de acidentes por escorregão.

Além desses, existem diversos outros materiais dos quais podem ser feitas suas escadas.

Um último detalhe quanto à segurança. Em caso de escadas coletivas, não se esqueça da faixa de sinalização visual para degraus de escada, elas podem parecer pouca coisa durante o planejamento, mas, na correria do cotidiano, podem fazer muita diferença na segurança de quem circula por ela.