O design de um escritório de coworking é fundamental para cada elemento de seu desempenho. Com mais de 2.000 escritórios de coworking (repare que estou evitando a palavra ‘escritório’) internacionalmente, há tantos que simplesmente perdem a marca de como um escritório de coworking deve ser, sentir e funcionar. Quer você decida contratar um designer de interiores ou usar os muitos recursos online para inspiração de escritório legal, como Pinterest, este post é um guia de leitura obrigatória antes de projetar qualquer escritório de coworking.
1 TORNE O ESPAÇO FLEXÍVEL
Seus inquilinos irão crescer e diminuir e, portanto, suas necessidades estarão mudando constantemente. Se o layout do edifício for definido em pedra (literalmente), atualizá-lo regularmente pode encolher seu bolso.
Um grande espaço flexível significa que você pode hospedar eventos ou conferências e utilizar cada centímetro em um dia normal.
Paredes retráteis, cadeiras empilháveis e mesas com rodas são um ótimo lugar para começar. Se você deseja projetar um espaço flexível, certifique-se de que as tomadas elétricas sejam frequentes, seja nas paredes, penduradas no teto ou no chão. Certifique-se de que a iluminação também pode ser ajustada para definir o ambiente certo para a ocasião. Se você estiver organizando um coquetel, pode querer escurecê-los, mas durante as tardes cinzentas de inverno, luzes fortes são essenciais.
Dica de design: certifique-se de levar em consideração o armazenamento de móveis quando eles não estiverem em uso.
2 ESPAÇOS PARA COLABORAÇÃO E COMUNIDADE
O coworking, por definição, exemplifica a comunidade e a colaboração, mas colocar um monte de pessoas em um prédio e apenas esperar que elas interajam é no mínimo ingênuo. Qualquer coisa, desde um ‘bate-papo mais frio’ a fazer novos amigos, encontrar um parceiro (de negócios ou outro) e ouvir sobre oportunidades de investimento únicas é o que torna um escritório de coworking um sucesso, e o design precisa facilitar isso.
Dizem que a casa centra-se na cozinha, é o mesmo no coworking, principalmente a máquina de café. Se a área for confortável, tiver bancos de bar, talvez um sofá próximo para uma reunião casual ou trabalhar em seu laptop, isso incentivará as pessoas a deixarem suas mesas e se sentarem na área comum. Pense no Starbucks, mas onde você vê as mesmas pessoas todos os dias e o café é de graça (ou mais barato, e provavelmente melhor) e você não sente constantemente que precisa pedir algo.
Outro lugar incrível é a área aberta de coworking. O design é crucial, pois há um bom equilíbrio entre interação e privacidade. Longas mesas de estilo banquete ou grandes mesas redondas são perfeitas para trabalhar e também confortáveis o suficiente para iniciar uma conversa. Certifique-se de incluir algumas estações de trabalho autônomas (ou altamente particionadas) que são mais privadas.
Dica de design: Ao mesmo tempo que incentiva a interação, conversa, risos e quem sabe, talvez um debate sobre as próximas eleições gerais, certifique-se de que o local está a uma boa distância de onde as pessoas estão trabalhando. Se você não tiver distância, um bom som, como vidro ou uma barreira de parede difusa funcionará.
3 DIVERSIFIQUE (seu ambiente de trabalho)
Além das razões óbvias (empreendedorismo, horários flexíveis, etc.), a maioria das pessoas abandona o 9-5 porque odeia seus pequenos cubículos abafados e escritórios lotados em seus grandes e monótonos escritórios bege. Sabemos que com o WiFi (geralmente gratuito), e com o fato de que devido à tecnologia, o mundo está ficando muito menor, podemos trabalhar praticamente de qualquer lugar. Apesar de nossa maior “flexibilidade”, ainda há um enorme valor em estar perto de seus colegas e outras pessoas, onde novas interações acontecem de maneira contínua e contínua, sua equipe está à distância e você tem pipoca às quintas-feiras ou happy-hour às sextas-feiras. No entanto, estar ao alcance de seus colegas não significa que o ambiente de trabalho precise ser o mesmo.
A maioria dos escritórios de coworking terá suas áreas abertas de hot-desking ou cubículos individuais, mas e os espaços mais interessantes, como um terraço na cobertura ou um gramado, ou talvez alguns cantos de trabalho mais focados, como um lounge em estilo de aeroporto ou uma biblioteca. Pense em locais de trabalho casuais, como um café ou saguão de hotel ou áreas de trabalho privadas com um ponto de recarga e espaço suficiente para seu laptop. Ao incluir uma variedade de espaços diferentes, os usuários podem manter constantemente aquele sentimento nômade ou simplesmente aprimorar seu ambiente de trabalho perfeito. Fornecer variação vai muito além de apenas “misturar tudo”. Vários estudos mostram que diferentes tipos de personalidade trabalham com mais eficiência e são mais felizes em ambientes diferentes.
4 PRIVACIDADE MÁXIMA
Como em qualquer ambiente de trabalho, especialmente quando há tantas empresas diferentes nas proximidades e onde informações confidenciais estão fluindo, festas de Natal secretas estão sendo planejadas e as datas de lançamento estão sendo discutidas, a privacidade é fundamental!
Dicas de design:
Certifique-se de que as paredes de seu escritório, vidro ou gesso tenham isolamento acústico suficiente (normalmente, para o vidro, ela tem no mínimo 10 mm de espessura).
Fornece armazenamento para armazenar e bloquear documentos confidenciais, bem como mantê-los fora da vista.
5 ONDE SE ENCONTRAR?
Um espaço adequado para vinte pessoas, mas utilizado por duas, não está a maximizar o seu espaço alugável. Vinte pessoas se espremendo em um espaço para dois, bem, para dizer o mínimo, seria interessante. Tal como acontece com os ambientes de trabalho, o espaço de reunião não deve ser definido apenas por sua identidade tradicional – uma sala com cadeiras e uma mesa, mas pode ser pensado em uma variedade de formas, como uma cabine, um sofá ou simplesmente um balcão de cozinha.
Dica de design: ao projetar salas de reunião, você deve levar estes três fatores em consideração:
1) Tamanho / 2) Formalidade / 3) Privacidade
Obviamente você não conseguirá caber em todas as combinações, mas uma variedade de quartos com níveis diferentes de cada fator deve ser projetada. Pegue o Beework por exemplo, onde uma das salas de reuniões tem como tema diferente das demais. Não apenas uma variedade cria variedade, mas diferentes espaços terão seu próprio valor de locação.
Ao posicionar suas salas de reunião, leve em consideração a trajetória de seus convidados e evite longas caminhadas desde a área de recepção, especialmente por áreas privadas de escritórios. Um equívoco comum é que as salas de reunião precisam de luz natural. Não se esqueça de que geralmente você fica neles por um curto período e às vezes as luzes precisam estar apagadas para um projetor. No entanto, o mais importante é que você não deseja usar sua valiosa janela com uma sala de reuniões.
6 NÃO HÁ LUGAR COMO UMA CASA
“Happy Monday” é a nova “Happy Friday”! Para os sortudos, a noção de trabalho não é mais monótona, enfadonha e sem vida. Trabalho e diversão estão se tornando sinônimos um do outro e o design do espaço ajudará a amplificar isso. Este é o mesmo motivo pelo qual escritórios como Google, Airbnb, Wework e outros investiram milhões em seu projeto, geralmente com referências à casa. Seja no ‘Family Room’ para um bate-papo, nas redes para um cochilo à tarde ou na parede de fotos com uma foto sua e de seu cachorro, é importante que sua casa longe de casa seja aconchegante, acolhedora, familiar e pessoal. Tradicionalmente, o escritório significa trabalho e casa significa diversão, mas agora, com um borrão entre os dois, é importante que a brincadeira aconteça no trabalho. Alguns recursos de design divertidos que você pode considerar são um escorregador ou poste de bombeiros entre os andares ou uma parede de escalada.
Dicas de design: alocar um espaço comum para que os colegas de trabalho compartilhem fotos, histórias ou dicas pessoais, não apenas incentiva a interação, mas também cria a oportunidade de formar um vínculo mais forte com o espaço.
7 BRRR … ESTÁ FRIO (está quente, muito escuro, muito claro)
Se você está contratando um arquiteto ou designer, eles podem recomendar um engenheiro para aconselhamento sobre aquecimento e resfriamento, bem como iluminação. Sem mencionar a localização ideal para seus termostatos (escondido de onde as pessoas possam mexer nele). As guerras pela temperatura são um pesadelo, não apenas para os usuários, mas também para uma gerência que tenta deixar todos felizes.
Não é apenas uma coisa confortável, mas a temperatura realmente afeta a produtividade.
Dica de design: Se você tem um espaço grande, procure definitivamente o conselho de um engenheiro.
8 SE INSPIRE E SEJA FEITO!
Nenhuma explicação necessária. Seus interiores devem ser o suficiente para inspirar, mas não há mal nenhum em dar aquele impulso extra!