Ter ambientes residenciais bonitos, agradáveis, confortáveis e seguros é o desejo de muitas pessoas, porém, muitas delas não sabem exatamente por onde começar o que é preciso para que esses objetivos sejam alcançados.
Primeiro, é necessário saber o que se deseja alcançar com determinada alteração no ambiente. Se for apenas mudar em como o cômodo está organizado, basta trocar alguns móveis de lugar e investir em componentes novos como banco plastico para jardim.
Se o desejo for alterar a sensação que o ambiente traz é possível fazer o investimento em pinturas residenciais pontuais, que lidam tanto com o material da tinta como as cores.
Pensando nesses quesitos que o presente texto tentará abordar alguns componentes que podem ser feitos para que a casa possa ser muito mais aconchegante e bonita.
As pinturas residenciais
Uma nova pintura ou uma nova cor para fachada de casas é uma maneira simples e fácil de fazer com que a residência se destaque e se mostre muito mais bonita e agradável para o morador.
Além disso, investir em uma nova pintura permite a renovação do visual das paredes de forma simples e prática.
No entanto, para que a pintura de casa seja eficiente, bonita e agradável é preciso saber e conhecer alguns tipos, pois cada uma é indicada para determinada forma de superfície ou acabamentos.
A escolha correta do material a ser usado é fundamental para um resultado agradável e aumento da sua durabilidade.
Por conta disso, neste tópico abordaremos algumas categorias de tintas e suas indicações, bem como suas aplicações na pintura residencial.
As tintas para pintar o banheiro e a cozinha
A pintura de ambientes úmidos pode ser uma grande dor de cabeça para quem quer alterar esses ambientes. Saber a tinta certa é fundamental para que o projeto funcione e atenda as necessidades do morador.
A tinta indicada para a pintura de ambientes como o banheiro e a cozinha é a tinta epóxi. Essa tinta tem alto grau de impermeabilização, além de resistência e durabilidade.
Sua aplicação é um pouco mais complexa, sendo necessária mão de obra especializada, já que este tipo de tinta possui catalisadores em sua formulação.
Por possuir grande resistência à abrasão a superfície pintada pode ser limpa com produtos diversos, principalmente, detergentes.
Tintas para pintar ambientes internos
Para pintar os ambientes internos são mais indicadas as tintas látex ou PVA. Essa tinta é a base de água, podendo ser limpa apenas com pano úmido. Sua aplicação é simples, com um odor mínimo, além de uma secagem bastante rápida se comparada com as tintas epóxi.
Seu acabamento é exclusivamente fosco, podendo ter cores mais vibrantes ou menos vibrantes. Podem ser usados sobre uma infinidade de superfícies como: madeira, gesso, alvenaria.
Tintas para pintar ambientes externos
Já para a pintura para fachada o modelo de tinta mais usado e recomendado é a tinta acrílica. Esta, como a látex é solúvel em água tendo uma secagem rápida.
A diferença entre a látex e a acrílica, é que esta última possui em sua fórmula resinas acrílicas que garantem alta impermeabilidade ao produto, permitindo a sua lavagem, ao contrário das tintas látex que podem ser limpas apenas com um pano úmido.
Pode ser aplicado em variados tipos de acabamentos como:
- Alvenaria;
- Reboco com cal.
- Cerâmica porosa;
- Cimentados.
Também é encontrada em três tipos de acabamentos principais o fosco, o acetinado e o semibrilho.
Assim, essas são as tintas, suas características e aplicações, que assim como o conserto de persianas, ajudam a ter uma casa mais bonita, mais aconchegante e com um aspecto muito mais moderno.
Portanto, quem busca uma renovação nos cômodos e na estética exterior da casa as pinturas são uma ótima forma de alcançar isso.
A importância da manutenção residencial
As pinturas podem ser enquadradas como manutenção residencial, e esta é fundamental para que o ambiente fique muito mais aconchegante e também seguro, visto que tais manutenções além de cuidar da estética interferem de forma direta na estrutura.
Por isso, que é fundamental que revisões periódicas na casa seja feita para que os sistemas, processos e também a estética seja assegurada. Tais manutenções podem ser feitas pelo próprio morador ou então por meio da contratação de equipe específica.
Quanto mais se investe na estética, na manutenção das estruturas, mais vela e segura a residência estará.