As construções fazem parte do setor que mais cresce nas cidades e não é por menos, elas que são as responsáveis pela estruturação de pontes, viadutos, casas, prédios, e muitos outros componentes que permitem que a humanidade e a sociedade possa viver de forma mais segura e com muito mais mobilidade.
Assim, a tecnologia avança também neste setor, sempre sendo criados novos materiais e novos tipos de produtos como o bloco celular, cimentos sustentáveis que permitem que a construção se harmonize de forma bastante plena com o meio ambiente em que vive.
Para que as obras sejam executadas da melhor maneira possível é preciso conhecer o que compõem esses projetos, como os planejamentos e também os serviços que as acompanhe, como os conhecidos serviços preliminares que incluem as terraplanagens.
No presente artigo falaremos sobre a importância do projeto arquitetônico para que a ideia se torne realidade e a escolha do material seja a mais adequada possível, indo da escolha dos blocos sical até os cimentos e outros produtos específicos.
Os projetos arquitetônicos nas obras
Para que uma construção ou uma edificação seja eficiente esta precisa ser bem planejada e bem executada, e uma forma de fazer isto é o projeto arquitetônico elaborado por profissionais capacitados, e que tem como objetivo procurar soluções para todos os problemas que podem ocorrer dentro de uma obra.
Cada projeto arquitetônico possuem cinco etapas principais como:
- Pré-projeto;
- Estudos preliminares;
- Anteprojeto;
- Projeto executivo;
- Compatibilização.
Essas fases diluem as muitas fases da obra que vão da locação de tapumes, locação de munck, contratação de profissionais chegando na execução da obra propriamente dita.
É de grande importância que toda a obra seja acompanhada de perto pelo arquiteto e pelo engenheiro, que verificará se tudo está dentro do cronograma, e apontando algumas soluções para imprevistos que possam ocorrer durante a execução de todo o projeto.
Um dos componentes mais importantes é a preparação do terreno que receberá a obra e também que a locação de container possa ser feita para a instalação do canteiro.
Um dos serviços que preparam o terreno é os procedimentos de terraplanagem e que veremos no tópico abaixo com muito mais detalhes.
Os procedimentos de terraplanagem
A terraplanagem ou terraplenagem (não há um consenso entre os profissionais da construção) é de grande necessidade para a construção civil, principalmente, por se tratar de um serviço prévio que atua para a preparação do terreno e para a instalação de sistemas de drenagem, pavimentos, entre muitos outros.
De maneira mais objetiva, o serviço de terraplanagem aplaina e cortam os terrenos preparando para a execução de serviços.
A terraplanagem serve para o nivelamento do lote antes da execução da obra, para que o projeto seja eficiente. Essa é uma solução para lidar com os desníveis, que antes era tratadas com a produção de porões ou de estruturas para lidar com os desníveis.
Assim, esses serviços de terraplanagem visam encher de terra ou realizar cortes tornando o de forma muito mais plana, e tanto para as construções grandes, pequenas ou médias.
A execução desse serviço é definida por normas técnicas e metodologias diversas, permitindo após esta feita, as estruturas, esquadrias de alumínio preço, revestimento, entre outros componentes.
Entendo o processo de terraplanagem
O processo de terraplanagem apesar de ser de forma conceitual fácil é composta por uma série de serviços que são atuados em conjunto ou de formas separadas. Há várias metodologias que podem ser usadas para a realização dos serviços.
O processo de escavação é quando a terra é retirada, o aterramento é quando se coloca terra no terreno, o corte é a escavação de terras obtendo uma área mais nivelada, também a drenagem para escoar os fluidos, o deslocamento para retirada de lixos, demolição caso ocorra uma construção já existente, e compactação do solo feito por rolos compressores, dando estabilidade ao terreno.
Todos esses serviços são feitos por uma série de máquinas como a escavadeira hidráulica, carregadeiras, retroescavadeiras, rolos compactadores, as motoniveladoras que são as mais conhecidas por permitir acabamentos finos e cortes de pequena profundidade, e também o trator de pneus.
Assim, entendemos que para que as construções sejam bem executadas, bem feitas, e que sejam concluídas dentro do prazo, precisam de planejamento e bastante atenção na preparação do terreno investindo nos serviços de terraplanagem, por exemplo.