Os canteiros de obras estão por todos os lados, seja nos grandes centros urbanos, seja em cidades do interior, por toda a extensão do território nacional. São empreendimentos imobiliários que buscam atender a uma demanda cada vez mais crescente de pessoas que buscam uma casa própria ou um apartamento para moradia.
Para isso, é preciso atender um público-alvo generalizado, alcançando desde aqueles que precisam de uma moradia por meio de programas do poder público, até pessoas que buscam um segundo imóvel, podendo ser para investimento ou para o lazer.
Assim, cada construção tem uma história e uma finalidade, que também pode ser destinada para o mercado comercial, no qual empreendedores procuram um espaço para empregar uma loja ou um estabelecimento para atendimento ao público, ou então para transformar em escritório para profissionais autônomos.
As construtoras e incorporadoras imobiliárias dependem de diversos serviços para poder desenvolver projetos que atendem cada cliente.
Para isso, muitas empresas são terceirizadas, fornecendo produtos e serviços específicos para cada área de atuação, com profissionais capacitados e conhecimento técnico apropriado.
Dimensão territorial com ferramentas modernas
Assim como outros setores, a construção civil também tem se adaptado aos novos tempos, empregando a tecnologia no dia a dia das obras, desde o princípio. São utilizadas diversas ferramentas que, em outros tempos, precisavam de muito tempo e materiais analógicos.
O uso de um sistema de gestão de loteamento, por exemplo, produz em um curto espaço de tempo a visualização digital do fracionamento do solo, de acordo com a Lei 6.766/79, estipulada como Lei de Parcelamento do Solo Urbano.
É possível integrar em um projeto imobiliário todas as infraestruturas necessárias para a ocupação territorial, de acordo com o desenvolvimento urbano e o zoneamento proposto pelo poder público.
Em casos municipais, esse controle é de responsabilidade da prefeitura, que permite o parcelamento do território urbano em terrenos menores, criando até mesmo novos bairros, com características próprias, como:
- Ruas e avenidas;
- Fornecimento de água e esgoto;
- Abastecimento de energia elétrica;
- Instalação de condomínios.
Caso o poder público não possa oferecer, em um primeiro momento, o tratamento de água e esgoto, é necessário que a construtora responsável formalize uma parceria com uma empresa que faz limpeza de fossa, pois esse serviço será necessário ao longo do tempo.
Esse contrato é imprescindível para evitar que os pontos de captação de esgoto não transbordem, o que pode gerar um canal de atração de animais peçonhentos, além do mau cheiro que deve ser evitado a todo custo.
Movimentação de carga para pontos corretos nas obras
A construção de empreendimentos imobiliários alcança diferentes setores, como projetos de casas, sobrados e prédios e edifícios. Para as obras mais altas, é necessário a terceirização de um serviço para içamento de materiais.
O mercado tem à disposição a empresa de locação de caminhão munck que oferece diversos veículos para um atendimento personalizado e eficiente. O loteamento de um espaço depende desses modelos para levantar postes para a rede elétrica.
É muito comum encontrar os veículos levantando estruturas metálicas que são destinadas para a construção de arenas esportivas, ginásios e projetos arquitetônicos que possuem mais de dois andares.
Duas etapas que precisam de serviços de uma empresa que disponibiliza caminhão de concreto valor de acordo com o tamanho da obra são na base de sustentação, com o enchimento das sapatas e na cobertura da laje.
Adaptação de ambiente demanda material correto
O acabamento também é um processo que demanda profissionais capacitados, pois os cômodos precisam de ventilação e iluminação adequada. O emprego de portas e janelas em pontos estratégicos aproveitam a luz natural ao longo do dia, assim como as correntes de ar ajudam a climatização.
A empresa engenharia eletrica pode estipular a rede para um novo bairro, em conjunto com a concessionária responsável pela distribuição nas áreas externas até a porta dos imóveis.
As casas, sobrados e apartamentos devem ter um quadro de distribuição interna, para que o sistema elétrico seja adequado à realidade. Isso significa que muitos equipamentos elétricos são utilizados, como geladeiras, máquinas de lavar, televisores e computadores, além dos carregadores de celulares que já fazem parte do cenário doméstico.
Todos os cuidados tomados ficam sob a responsabilidade de um planejamento adequado, onde todas as etapas seguem um cronograma, inclusive quanto à instalação de divisorias de PVC, que devem ser realizadas por profissionais capacitados na área de atuação. Isso porque eles têm à disposição de maquinários e ferramentas apropriadas para os serviços.
Além disso, a produtividade e o uso correto dos materiais reflete no orçamento, com menor desperdício de produtos e melhor aproveitamento da mão de obra presente. Tudo isso sob a supervisão e gerenciamento de pessoas experientes e qualificadas, utilizando as ferramentas tecnológicas da melhor forma possível.