negócio

Reforma de lojas: elevando seu negócio ao sucesso

Quem possui um negócio que tem um ponto comercial sabe dos desafios que enfrenta, porém, um aspecto que é muito importante é a definição desses espaços.

Desta maneira, os empreendedores utilizam diversas técnicas de design de interiores para tornar este ambiente mais agradável e atraente para o público.

No entanto, assim como em qualquer outro negócio, para manter sua marca sempre vista e também suas lojas sempre visitadas é necessário de tempos em tempos dar uma repaginada em toda a loja e em todo o negócio.

Isto é fundamental, afinal, quando o ocorre os clientes tem a noção de que o empreendimento está preocupado com o bem-estar dos clientes.

Reformar um ponto comercial também significa em trazer para o público uma loja moderna, atraente e que permitirá o desenvolvimento de um sentimento de pertencimento a marca, favorecendo portanto a consolidação do seu negócio e consequentemente o aumento do faturamento.

Entretanto, uma reforma não é uma tarefa fácil e precisa seguir uma série de componentes.

São estes pontos que abordaremos ao longo deste artigo, para compreender que mesmo com as dificuldades que podem surgir, investir em restauração de fachadas antigas, pintar, pinturas e revestimentos são imprescindíveis para o sucesso do seu ponto comercial.

Entenda as reformas em pontos comerciais

A reforma de pontos comerciais como já citamos é uma estratégia de fazer com que novos consumidores sejam atraídos, principalmente, por proporcionar um novo ambiente e criar uma espécie de expectativa para a nova loja.

Quando nós falamos em reforma, não estamos apenas nos referindo a grandes obras que fazem transformações completas, mas nos referimos também a pequenas obras que são significativas como:

E muitos outros quesitos. Assim, é possível reformar com um pequeno investimento e com isso trazer diferentes soluções incríveis para o seu ponto comercial.

No entanto, para que isto ocorra é necessário prestar atenção em uma série de pontos de planejamento e que veremos com mais detalhes no tópico abaixo.

O planejamento para uma reforma de sucesso

Sabemos que para ter uma loja bonita e atraente existem alguns pontos que são sempre observados como a fachada da loja e o ambiente interno.

Por isso, que é necessário pensar em formas de tornar o layout mais bonito e agradável, e a fachada mais atrativa, mas para que isto ocorra é preciso um planejamento e um orçamento.

Estes e outros pontos veremos abaixo com mais detalhes.

1. Elabore um plano de reforma

Para que uma reforma ocorra bem é preciso planejar. Para isto é necessário fazer um check-list com tudo o que será necessário fazer para que o orçamento seja cotado com variados empreiteiros.

O planejamento da obra pode ser feito por um arquiteto ou engenheiro habilitado e capacitado para tal.

Lembre-se, muitas vezes essa é a oportunidade de resolver problemas estruturais do prédio, como trocar a tubulação hidráulica ou instalar uma calha galvanizada quadrada para escoamento da água da chuva.

Por isso, planeje. Este planejamento também é importante para a definição de quanto tempo será necessário para o desenvolvimento de todo o que foi pensado.

2. Defina o layout

O primeiro aspecto que um cliente enxerga na loja é o visual, ou seja, como o espaço se organiza e se apresenta ao público.

Desta maneira, a parte externa, que é a fachada é sempre preciso trocar e claro, investir pesadamente em construção de vitrines agradáveis e bonitos, com letreiros em letra-caixa entre outros.

A parte interna deve ser muito bem elaborada. Crie espaços nas quais os clientes possam se locomover com facilidade, utilize luminária pendente para iluminar os espaços com mais clareza, e, deixe sempre o espaço limpo e organizado.

Isto permite que o público se identifique com a marca e se sinta bem em sua loja voltando sempre.

3. Organize

A organização é um ponto crucial para as reformas. O layout te ajudará nisto, porém, o que queremos chamar a atenção é para a criação de um mapa de loja, em que a praticidade e a utilidade serão levadas em contas.

Por isso, organize os produtos em setores, crie exposições, destaque os produtos em promoção entre outros.

Com todos estes aspectos é possível fazer uma reforma de loja agradável, bonita e extremamente elegante.