O valor de um produto está em sua embalagem e a apresentação oferecida ao consumidor. O mesmo pode ser dito dos imóveis disponíveis nas imobiliárias para venda e locação.
Se logo na fachada não houver cor, iluminação e segurança aparente, pode ser que o negócio seja frustrado desde o primeiro momento.
Para os comerciantes, a fachada é a porta de entrada de seu estabelecimento comercial. Os cuidados empregados em elementos de composição podem atrair ou afastar os clientes logo na chegada.
Por isso, em ambos os casos, é preciso investir em melhorias na caracterização da frente de um imóvel.
No caso de das residências à disposição para locação e venda, é preciso valorizar toda a área externa visual, implementando flores e plantas no jardim, quando houver esse espaço disponível, tinta nas paredes e proteção reforçada nos portões de garagem e social.
Os estabelecimento comerciais precisam investir na fachada externa para atrair os clientes. Uma comunicação visual elegante, atrativa e eficiente chama a atenção de pedestres, principalmente, em ruas movimentadas e com uma série de concorrentes ao redor.
Além disso, para reforçar a marca de um empreendimento, é preciso estar atento a outros pontos, como:
- Nome em destaque, inclusive à noite;
- Relacionamento entre marca e clientela;
- Comunicação eficiente e chamativa;
- Destaque ante a concorrência.
Tanto para imóveis residenciais quanto para comerciais, o investimento aplicado em uma fachada pode ser de acordo com o capital disponível. Lojas especializadas em tintas têm soluções adequadas para cada cenário.
Empresas de comunicação voltadas para fachadas comerciais também podem oferecer projetos criativos, utilizando letreiros e iluminação apropriada, com cores e formatos, respeitando leis relacionadas à poluição visual.
Beleza e segurança em composição visível
É possível empregar um belo paisagismo fachada de uma residência ou de um estabelecimento comercial. O uso de canteiros com flores e plantas ornamentais emprega composições naturais, valorizando o meio ambiente e a variedade das cores da natureza.
A jardinagem pode ser feita por empresas especializadas, com mão de obra técnica e conhecimento específico de flora, para que os elementos de composição não sejam prejudiciais à estrutura imobiliária, como árvores com raízes que podem rachar as calçadas ou copas muito altas, prejudicando a distribuição elétrica ou a iluminação pública, muito importante para a segurança no período noturno.
Aliás, as luzes são muito importantes em qualquer situação. Para os moradores de residências, facilita a entrada até o interior da casa, aplicando uma arandela externa com interruptor de acessível.
Para os empreendimentos comerciais, a fachada deve ser iluminada para que os clientes possam identificar de maneira imediata. Com isso, valoriza a marca e facilita o acesso.
Proteção contra ações de vandalismo
As residências precisam estar preparadas para impedir a ação de vândalos contra pichações. Dessa forma, a aplicação de tinta impermeabilizante com verniz em sua composição é uma solução apropriada e bastante eficiente.
Esse produto protege contra ações do tempo, com ventos, chuvas e incidência solar e permite a limpeza das paredes sem prejuízos na aparência residencial.
Pois, a tinta forma uma camada que protege toda a superfície que recebe o revestimento, que impede que a tinta spray, muito utilizada pelos vândalos, seja impregnada com facilidade.
A pintura de fachada predial voltada para o setor comercial também pode receber este tipo de material, mas a composição para identificação é complementada com outros elementos, como toldos, placas e painéis luminosos.
Por isso, é preciso contratar uma empresa especializada em comunicação visual, para que possam empregar materiais adequados para uma fachada comercial.
Com isso, é possível se destacar diante da concorrência, atraindo cada vez mais clientes, refletindo no número de vendas a cada dia que passa.
Higienização depende de material utilizado
O mercado oferece diferentes materiais da construção civil que são voltados para o revestimento para area externa.
A estética empregada vai depender de diversos fatores, como a arquitetura escolhida para a estrutura imobiliária, no caso de residências, ou dos produtos e serviços oferecidos por um empreendimento comercial.
Em todos os casos, os proprietários devem focar em diversos pontos, como:
- Características principais do projeto;
- Diversidade de texturas e estampas;
- Resistência e durabilidade;
- Manutenção e higienização.
No caso da limpeza de fachada de vidro, por exemplo, empregada em muitas lojas modernas instaladas em shoppings centers, esse serviço deve ser realizado constantemente, para manter a vitrine de exposição sempre acessível para os clientes.
No caso de residências, a higienização deve ser realizada conforme a necessidade e as características de acabamento aplicados em muros e paredes.
Ter uma fachada aprazível é sempre uma forma de demonstrar bom gosto e sofisticação, qualquer que seja a finalidade da ocupação.