telhado

A importância do revestimento para o telhado

O telhado é uma das partes principais de uma residência, pois serve para sua proteção e tem como suporte a laje e paredes.

sse material está mais exposto aos fatores externos como sol, chuva e o vento e por isso, precisa ser resistente e durável.

Para assim evitar problemas como infiltração, vazamentos ou proliferação do mofo. Isso comprometeria a estrutura do imóvel e a segurança dos moradores.

Por isso, a impermeabilização de telhado é uma ação muito importante durante a construção, pois é por meio dela que é possível revestir o telhado com o objetivo de aumentar sua resistência diante dos fatores externos, além de proporcionar um isolamento térmico e acústico.

Os telhados são feitos de formas diferentes, a depender do tipo de imóvel, o tamanho do local a ser coberto, além dos variados tipos de telhas que existem para facilitar essa cobertura.

Alguns exemplos mais comuns são telhas de madeira, cerâmica, vidro, dentre outros. Com a impermeabilização é possível aumentar a vida útil do imóvel, evitando e prevenindo as falhas.

Para isso, é necessário contar com uma equipe técnica e especializada nesse segmento, para garantir um serviço com qualidade.

Nesse artigo vamos explicar sobre como a impermeabilização do telhado pode ser feita para garantir maior segurança e conforto para seu imóvel. Não deixe de conferir!

Entenda como realizar a impermeabilização do telhado

Existem várias formas de se impermeabilizar o seu telhado. Geralmente, aplicam-se tintas acrílicas que possuem elevada durabilidade e ainda, são de fácil aplicação. Além de proteger o telhado, a secagem é rápida e a segurança, garantida.

É importante que o telhado que recebe a impermeabilização, conte com outros equipamentos instalados para o direcionamento correto da água da chuva. Daí entra a instalação de calhas e do rufo para telhado.

Tanto o rufo como a calha para telha possuem importantes funções e usabilidades em um telhado e edificação. No caso das calhas, elas coletam água da chuva e encaminham até os condutores. Isso ajuda a evitar as infiltrações.

Os rufos são instalados nas paredes e juntas entre os telhados para auxiliar nesse deslocamento da água.

A não utilização desses materiais pode causar danos como:

  • Umidade excessiva no telhado;
  • Apodrecimento das paredes;
  • Vazamentos;
  • Infiltrações;
  • Problemas na pintura e alvenaria;
  • Evitar que a edificação tenha corrosões.

Além disso, esse material já consegue encaminhar essa água da chuva para a rua, favorecendo o sistema de drenagem.

A instalação das calhas e rufos estarão presentes desde o projeto inicial da construção realizado por um engenheiro civil de qualidade.

Voltando a falar sobre a impermeabilização, vamos destacar um dos tipos que é a manta aluminizada para laje. Confira dos detalhes!

Saibra sobre o uso da manta aluminizada para laje

A manta aluminizada é uma das técnicas utilizadas para a impermeabilização de um telhado, sendo vendida em rolos. Esse material possui uma cobertura de alumínio que agrega a ela ainda mais resistência diante de intempéries.

Além disso, esse material é considerado como bastante flexível e ainda, serve com um isolante térmico. Mesmo sendo flexível, sua durabilidade é elevada, sendo bastante resistente, inclusive diante de rasgos.

Para aplicar essa manta é necessário que a superfície esteja limpa e livre de outros materiais como óleos e pó. Esse é um material que precisa ser feito de forma correta e cuidadosa, por uma equipe técnica e especializada nesse segmento.

Resumindo, esse material é excelente e sua aplicação vale a pena para proteção de telhados. Também conhecida como manta asfaltica para telhado, esse tipo de material apresenta as seguintes características:

  • Flexibilidade;
  • Variados modelos no mercado;
  • Resistência;
  • Proteção diante de fatores externos;
  • Requer a presença de mão de obra;
  • Atenção quanto à parte estrutural.

Outro detalhe fundamental além de pensar no telhado, é entender que ele estará sobre uma laje que deve ser muito bem fundamentada e instalada.

Existem várias formas que uma laje pode ser construída, dentre a qual vale a pena destacar a laje pre-moldada, utilizando o escoramento de laje premoldada, que pode ser metálico mas geralmente é feito com vigas de madeira.

As lajes podem ser moldadas ou pré-fabricadas e o melhor modelo deve ser visto com o engenheiro civil responsável pela obra assim como a equipe técnica que estará realizando os procedimentos da construção. A instalação da laje vai envolver desde o uso do concreto até vigas e elementos metálicos.