O design da parte externa de um edificação é um ponto muito importante para conseguir um aspecto visual harmônico. Para isso, contratar um paisagista para fazer um projeto de jardinagem, por exemplo, é uma excelente maneira de aproveitar bem o espaço do terreno das casas e as paredes de uma varanda ou sacada de apartamento, criando um jardim vertical.
Uma pequena reforma no espaço destinado ao jardim é importante para conseguir bons resultados. Por isso, o olhar criterioso do profissional de arquitetura ou paisagismo pode ajudar, mostrando como o local pode ser bem aproveitado, tendo um belo jardim e, dependendo da situação, é possível ter uma área para relaxamento.
Pisos e revestimentos
A superfície da área externa pode ter a instalação de um revestimento de qualidade e que consiga resistir as variações climáticas, sem perder as suas características.
O piso de concreto é um ótimo investimento, devido à versatilidade e resistência que possui. Por isso, esse revestimento têm ganhado espaço e preferência dos arquitetos nos projetos.
Alguns dos modelos de piso de concreto que podem ser encontrados em depósitos e lojas de materiais de construção são: concreto intertravado, lajotas, concreto polido, concreto armado, concreto magro e concreto queimado.
A instalação do piso é muito simples e rápida. O custo acessível, durabilidade, cores neutras, fácil limpeza e baixo índice de manutenção faz desse revestimento um excelente material para a área externa.
Coberturas
Instalar uma estrutura com cobertura é uma forma de proteger o local e conseguir usar o espaço durante todo o ano, sem se incomodar com as mudanças climáticas.
O toldo policarbonato, consiste em um tipo de estrutura usada na área externa para criar uma sombra, ajuda a controlar a temperatura e economizar energia, graças a luminosidade natural que pode ser aproveitada.
Os modelos de toldos disponíveis no mercado são:
- Toldo retrátil;
- Toldo fixo;
- Toldo vertical;
- Toldo inclinado;
- Toldo articulado.
Esses são alguns modelos de toldos, que podem ser colocados no ambiente externo da sua residência, criando conforto e promovendo uma proteção para os móveis, objetos e até para o jardim, nos casos de algumas plantas que não podem tomar muito sol.
Assim, um toldo de policarbonato é uma excelente alternativa para as pessoas que não querem utilizar telhados na área externa.
As vantagens de um toldo são a alta resistência, proteção, leveza, transparência, instalação prática, custo acessível, bloqueia os raios UV, apresenta uma manutenção rápida, não propaga chamas e confere um ótimo aspecto visual.
Jardim
Um jardim tem a função de deixar o ambiente mais bonito, graças as flores, plantas e vegetação que podem ser colocadas no espaço, conferindo mais cor e vida ao local.
O jardim vertical tem se tornado uma tendência nos projetos de paisagismo. É uma excelente opção para as pessoas que não possuem uma área muito ampla ou desejam inovar o estilo do jardim.
Esse tipo de jardinagem pode ser montada nas paredes e muros. Usar uma estrutura para jardim vertical é uma solução para conseguir apoiar os vasos com as plantas e flores. O suporte pode ser de PVC (Policloreto de Vinila), bambu, ferro, plástico, entre outros materiais.
Quanto mais plantas e vegetação forem usadas, mais bonito ficará o jardim, cobrindo toda a estrutura de apoio.
As plantas que podem ser colocadas em um jardim vertical são:
- Samambaia;
- Bromélia;
- Dinheiro-em-penca;
- Babosa-de-pau;
- Orquídea;
- Flor-batom;
- Antúrio.
A estrutura de ferro para jardim vertical é resistente para suportar vários tipos de vasos com as plantas e ainda pode ter a instalação de iluminação para deixar o espaço mais agradável.
As treliças conseguem mudar o aspecto do espaço, criando um ponto de destaque que consegue sustentar as plantas e complementar o design do paisagismo.
As vantagens de um jardim vertical são: o aspecto elegante e bonito para edificação; a capacidade de isolamento térmico e acústico, criando uma barreira para as ilhas de calor; baixo índice de ruídos externos; e revitaliza as áreas verdes, limpando e purificando a qualidade do ar.
Além dessas características, o jardim cria um diferencial nas fachadas residenciais e ajudam na drenagem de águas pluviais.
O jardim vertical estrutura é de qualidade, consegue deixar o espaço mais atrativo, criando um belo paisagismo para o imóvel.
Dessa forma, a experiência de um profissional de arquitetura e com conhecimentos em jardinagem é o segredo para conseguir um design exclusivo e um jardim com grande diversidade de flores e plantas que deixam a propriedade mais valorizada.