A decoração como forma de transformar ambientes

Construir e reformar são processos que envolvem diversas etapas e características como tempo, organização, planejamento, dedicação e pesquisa. Juntando esses elementos a uma equipe de profissionais qualificadas, variada e dinâmica, é possível desenvolver ótimos projetos sem grandes preocupações ou dores de cabeça.

Isso porque todas as variáveis, principalmente de gastos, serão orçadas e analisadas e os prazos cumpridos de acordo com os cronogramas planejados.

Dentre as etapas de construção de uma obra, um dos processos que sempre está presente com mais ou menos destaque é a decoração.

Isso porque ela é a responsável por caracterizar, transformar e modificar todos os ambientes, tantos os internos quanto os externos, bem como os espaços grande e pequenos.

Sendo desenvolvido por profissionais de design e arquitetura, a decoração é dos processos essenciais e algumas tendencias são características de épocas e até mesmo de estruturas que precisam ser valorizadas e acompanhadas para que o projeto seja sempre belo, novo e moderno.

Estruturas

As construções são estruturas dinâmicas e bem diferentes entre si, mas que podem ser categorizadas de acordo com características como:

  • Residenciais;
  • Comerciais;
  • Casas;
  • Prédios;
  • Empreendimentos comerciais.

Além disso, alguns projetos podem ser removíveis ou fixos.

Por exemplo, a decoração de um evento é algo removível e bem dinâmico. Já a decoração de uma residência é algo mais durável e fixo.

Diferentemente das casas, os prédios possuem estruturas que são mais complexas, isso porque a quantidade de moradores e visitantes é maior e suas estruturas precisam comportar toda a sua capacidade de modo prático e seguro.

Um dos sistemas comuns à essas estruturas é a automação de iluminação predial, que consiste em tornar esses processos automáticos controlados por sistemas e equipamentos tecnológicos, que nem sempre são necessários em casas ou empreendimentos comerciais.

Decoração

Independentemente do projeto, alguns processos são essenciais para a decoração dos ambientes, podendo ser considerados até decorações estruturais, que são norteadoras nos projetos.

Pisos

Os pisos servem para tornar o ambiente mais bonito estiticamente, mas também contribui com a temperatura, o caminhar e acústica do espaço. Ou seja, tem mais funcionalidade do que aparenta.

Pensando nisso, é necessário, antes de realizar a escolha ideal de piso ao projeto que está sendo desenvolvido, levar em consideração questões como o público que irá passar ali.

Se for uma casa, se haverá crianças, idosos ou animais de estimação. Pois todos esses aspectos interferem diretamente na escolha do piso.

Por ser essencial nas estruturas, o mercado desenvolveu diversos modelos de pisos que podem ser aplicados. São eles:

  • Piso laminado;
  • Piso de madeira;
  • Piso de cerâmica;
  • Piso de porcelanato;
  • Piso de granito;

A escolha perfeita vai depender de características que o projeto vai possuir e no público que irá frequentar o espaço.

Por exemplo, o piso de madeira é mais indicado para locais secos como salas e quartos, isso porque a água e umidade podem danificar a matéria-prima.

Teto

Outro elemento que compõe a estrutura e que pode ser decorado é o teto.

Um dos acessórios que são colocados é o fosso que, assim como os pisos, podem ser compostos de diversos materiais, sendo que os mais comuns são a madeira, o pvc e o gesso.

O gesso permite a criação da sanca de gesso, que é aplicada para dar um rebaixamento no forro criado.

Paredes

As paredes são para sustentação e, dentro das construção, também possuem processos de decoração que servem para sua proteção e prolongamento de sua vida útil.

Aqui há três alternativas possíveis, a primeira delas é a pintura que pode ser realizada de diversas cores e com várias texturas.

A segunda é o papel ou adesivo de parede que possui diversos desenhos e pode ser aplicado em ambientes diversos, imitando texturas e materiais.

Por fim, há o azulejo, que pode ser construído ou adquirido seguindo a orientação do azulejista. Cada decoração oferece uma proteção e também vantagens.

Móveis

Os móveis são decorativos e funcionais. Afinal, é por meio deles que é possível definir os ambientes e deixá-los aconchegantes, espaçosos e confortáveis.

Uma tendencia do mercado atual são os moveis planejados que conferem mais personalização e aproveitamento do ambiente. Aplicados em todos os ambientes, eles tornam ainda o espaço mais dinâmico e funcional.

Alguns móveis como o sofá, às vezes precisam de mais tempo para sua montagem e, além disso, precisam ser pensados com planejamento, pois além de serem confortáveis precisam ser fáceis de limpar, pois o processo de higienização de sofá nem sempre é simplificado. Isso varia de acordo com cada material e tecido escolhido.

Por isso, ao decorar é preciso pesquisar e contar com o auxilio de uma equipe de profissionais e fornecedores qualificadas para ter economia, elegância e funcionalidade dos artigos de decoração empregados no projeto.