O ramo da energia solar apresenta crescimentos incríveis no Brasil, e ainda deve duplicar de tamanho nos próximos anos. Há dados de que o Brasil abre cerca de 500 novas empresas nesse setor mensalmente.
A evolução tecnológica que acompanha esse tipo de progresso é incrível. Além disso, o mercado de energias renováveis é um dos que mais cresce no mundo inteiro, especialmente em países de primeiro mundo; mas países emergentes como o Brasil já começam a se voltar com mais força para esse tipo de preocupação.
Além do uso mais comum, que é o da energia solar residencial, essa tecnologia avança especialmente no mundo industrial, de onde aliás ela partiu, em termos de descobertas.
Há dois tipos diferentes de sistema: um é o do painel fotovoltaico, outro; o da energia solar térmica.
O universo da instalação e manutenção em torno de ambos exige algumas ponderações e cuidados.
Ainda assim, suas vantagens são muitas, confira abaixo apenas as mais relevantes e significativas:
- Suas tecnologias de ponta exigem pouca revisão;
- Por dispensar transmissão, é viável em áreas de difícil acesso;
- O avanço e a inovação já baratearam bastante o sistema;
- A energia solar é a menos poluente do mundo.
Outros tipos de serviço que se inserem nesse mesmo universo são os dos aquecedores e do ar condicionado, conforme ficará mais claro adiante no decorrer da leitura.
Como funciona a energia solar residencial?
O Sol é capaz de produzir energia em números exorbitantes, algo como 4 milhões de vezes acima do que o planeta Terra inteiro seria capaz de consumir.
As vantagens de transformar essa força em energia elétrica são óbvias.
Além disso, os sistemas que fazem esse tipo de conversão, como o gerador de energia solar residencial, são mais econômicos quando comparados com outras soluções mais antigas.
Atualmente, esse tipo de mecanismo doméstico ainda é utilizado de modo secundário, como uma maneira de economizar na conta de luz e nos gastos mensais.
Conforme dito anteriormente, há várias empresas no mercado nacional que realizam o serviço de instalação e manutenção preventiva ou corretiva do sistema instalado.
Além das vantagens já mencionadas, não apenas a instalação do dispositivo é fácil e silenciosa, como o funcionamento do aparelho também é discreto e não gera a poluição sonora comum aos geradores de energia movidos a motor.
O funcionamento do sistema se dá, basicamente, da seguinte forma:
- O painel é instalado em local de exposição ao sol;
- A energia gerada é convertida pelo sistema, por meio do inversor;
- A carga invertida vai para o quadro de luz residencial;
- A energia final alimenta as tomadas e eletrodomésticos.
Como dito acima, e será aprofundado abaixo, a busca por esse tipo de solução vem na mesma trajetória de outros serviços mais tradicionais.
Por se tratar de uma tecnologia inovadora, no entanto, é preciso que um engenheiro da área esteja envolvido no processo e no projeto de instalação do gerador de energia solar.
Caso esse cuidado não seja tomado, há riscos de o dispositivo não apenas deixar de desempenhar bem sua função, como ainda colocar em risco a residência onde serão realizadas as instalações.
É pensando nisso que a ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas) e a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) emitem e atualizam anualmente as normas de cuidados que devem ser assistidos pelos profissionais da área.
O universo do ar condicionado e dos aquecedores
O crescimento de serviços como o do conserto de ar condicionado de janela, os quais têm aumentado bastante sobretudo nas regiões metropolitanas, indica que esse tipo de dispositivo realmente tem se tornado mais acessível e requisitado. Conforme já dito, as razões para isso são várias.
A principal delas é que, com os avanços trazidos pelas novas alternativas de geração de energia, em especial a energia solar, aparelhos como aquecedores, umidificadores e ar condicionado têm se popularizado.
De fato, até pouco tempo atrás eles eram considerados secundários para compor os eletrodomésticos de uma casa, ou então dispendiosos demais para um custo mensal.
O exemplo do aumento de venda na área do Cumulus Aquecedores vai na mesma direção.
Tanto é que hoje esse tipo de equipamento já vem com as devidas modificações para comportar não apenas as tradições energias elétricas e a gás, mas também a energia solar.
Tudo isso indica que, sem sombra de dúvida, as vantagens que as fontes alternativas de energia podem trazer ao mundo estão apenas começando a ser exploradas, seja tecnologicamente, seja comercialmente.