Existe uma infinidade de equipamentos destinados para a construção civil, são máquinas, ferramentas e peças muito úteis para desenvolver diversas funções.
Por isso, é comum ficar confuso na hora de escolher o modelo mais indicado para cada situação, mas é fácil resolver esta questão, basta pesquisar e entender a funcionalidade de cada equipamento para poder buscar pelo fornecedor capaz de garantir itens de altíssima qualidade e eficiência.
No entanto, é importante ir por partes:
- Primeiro determinar o problema;
- Avaliar as possíveis formas de resolver;
- Ir em busca do maquinário ideal.
Então, se o consumidor está a procura de máquinas de corte, lixamento e desbaste encontrará, a seguir, as informações necessárias para decidir o que pode ser aplicado de forma mais eficaz para atender suas demandas.
Para começar, existem ferramentas chamadas de discos e realizam muitos trabalhos na construção civil e estão dispostas em diferentes modelos, sendo assim, aprender sobre eles é importante para fazer a escolha certa.
O disco de corte, como o nome sugere, é para cortar materiais, sejam eles ferrosos e não ferrosos, podendo ser aço, alumínio, pedras e muitos outros. Ele apresenta excelente desempenho em suas funções.
Há também os discos de lixamento que servem, em especial, para lixar paredes, e outras áreas para que, em seguida, sejam aplicadas camadas de primers, tintas e demais materiais.
Por fim, o disco de desbaste para concreto tem a função de retirar excessos de materiais que ficam dispostos na superfície, para dar melhor acabamento e limpeza.
E devido à sua destreza e flexibilidade, outros setores, como o setor da usinagem, fazem uso dele para remover soldas antigas e aplicar uma nova com maior precisão.
No mais, o disco diamantado é uma opção presente no mercado, e os três citados anteriormente podem ser encontrados com esta característica que garante maior durabilidade.
É um item abrasivo constituído por uma liga de metal e contém grãos de diamante, responsáveis por sua dureza e resistência.
Qual a diferença entre as máquinas?
Estas são as três principais máquinas que abrigam os discos, e ao mesmo tempo que têm características semelhantes, a forma de uso pode ser completamente diferente e o que as torna divergentes é a rotação gerada.
As esmeriladeiras são as mais potentes do mercado com uma rotação de 11.500 RPM, e serve para desbastar e cortar objetos.
Já as lixadeiras têm uma rotação menor de em média 5.500 RPM, o que possibilita um trabalho mais específico e direcionado apenas a lixar e dar acabamento às superfícies.
Em relação à politriz, pode-se dizer que possui menor rotação entre elas, por isso o trabalho desenvolvido é mais delicado.
Há também outras ferramentas como as furadeiras, que têm função distinta das usadas para corte e desbaste, mas que são de igual importância na construção civil e muitos outros segmentos.
As furadeiras, como seu próprio nome se refere, são equipamentos utilizados para a realização de furos em materiais variados, logo para montar estruturas, móveis e uma infinidade de outros objetos.
É importante ressaltar que para cada finalidade existe uma broca específica.
A broca de madeira, por exemplo, serve apenas para este material, se usada em concreto pode danificar tanto a ferramenta, quanto o local de perfuração.
Por isso, existem as brocas específicas para paredes, pedras, concretos e mais itens de alvenaria.
O mesmo acontece com a broca para furar vidro, esta não deve ser usada em metais, já que para eles existe a peça ideal, então se o objetivo é ter um acabamento eficiente basta usar a broca certa para cada ocasião.
Mais cuidados que se devem ter nas construções
Quando se trabalha com a construção civil é preciso seguir muitas normas de segurança durante o processo, mas é preciso pensar também a longo prazo e garantir um lugar seguro para quem vai frequentar este ambiente depois.
Sendo assim, nas escadas, por exemplo, deve-se optar por corrimão em aço inox que não vai enferrujar nem se desgastar com o tempo, ocasionando acidentes.
Além disso, a sinalização de segurança em todo o prédio deve estar de acordo, até porque, se porventura ocorre um incêndio ou outro problema, as pessoas precisam de um norte para onde ir e o que fazer, caso contrário o caos se instaura, dificultando ainda mais o trabalho dos profissionais de resgate.
Então, vale lembrar que existem empresas qualificadas para fornecer todos os itens citados com alto padrão de qualidade.