Pese à crise, há um setor da economia que se vê menos afetado pela redução do poder de compra dos consumidores: o de alimentação. Isso vale especialmente para os estabelecimentos que procuram oferecer refeições com uma boa relação custo-benefício, muito procuradas em uma época na qual as pessoas pensam duas vezes antes de gastar.
Apesar disso, é preciso ter em mente que o corte de gastos promovido em boa parte das famílias faz com que todo e qualquer estabelecimento que pretenda sobreviver e se tornar mais competitivo deve se preocupar em criar uma vantagem perante a concorrência, sob pena de ser engolido por ela.
A boa notícia é que há uma maneira inusitada, mas muito eficiente, de fazer com que o seu negócio se sobressaia perante os demais: montar um container lanchonete.
Quer saber mais a respeito dessa solução? Então continue lendo e confira algumas informações importantes a respeito dela:
Lanchonete no container, uma tendência
Ao pensar em uma lanchonete container, boa parte das pessoas tende a pensar que essa é uma ideia fora da caixa demais pra dar certo. Isso, porém, não é verdade: como os consumidores atualmente estão buscando experiências diferenciadas acima de tudo, a ideia pode ser o diferencial que o seu negócio precisa para se consolidar.
Essa, porém, não é a única vantagem de se investir em uma ideia, pois também há outras, relacionadas aos benefícios da construção em si.
Por exemplo: tanto no caso de uma casa de container quanto de um estabelecimento comercial fabricado dessa forma, o impacto ambiental da estrutura é reduzido.
Isso pois, caso o container não fosse aproveitado para se transformar em um imóvel, ele seria descartado na natureza – ou, em outras palavras, viraria lixo.
Além disso, a construção do seu negócio com contêineres proporciona uma flexibilidade sem igual.
Quando esses compartimentos são usados de forma estratégica e junto a outras técnicas, como a vidraçaria, há possibilidades literalmente infinitas para criar o local onde o seu estabelecimento funcionará.
Por último, mas não menos importante, vale ressaltar que a construção com containers também tem a vantagem de ser mais barata e rápida que outras técnicas, como a alvenaria.
Isso porque só é preciso fazer pequenas adaptações no item, que, ainda assim, são mais rápidas do que o trabalho de erguer uma estrutura do zero.
O que é preciso para equipar a lanchonete?
Pese às vantagens dessa técnica, antes de começar a construir sua lanchonete dentro de um container, é preciso fazer uma lista de todos os itens necessários para equipá-la. Confira alguns deles a seguir:
Container
Pode parecer óbvio demais: o primeiro passo é contar com um container para estabelecer o cerne da estrutura da sua lanchonete.
No entanto, essa escolha não é algo tão simples assim, já que é preciso analisar o estado do objeto: por mais que ele raramente esteja perfeito, é preciso verificar se não há defeitos que inviabilizam a sua utilização.
Do mesmo modo, é interessante que, ao procurar um container para abrigar o seu estabelecimento, você já tenha planejado o projeto. Assim, saberá exatamente tanto o que procurar quanto a quantidade de containeres necessários para dar vida a seus planos.
Equipamentos de cozinha
Assim como em uma lanchonete construída do jeito tradicional, é preciso que o seu estabelecimento construído em um container conte com uma série de equipamentos de cozinha que viabilizem o seu funcionamento. Entre eles, estão:
Fogão industrial;
Refrigeradores;
Bancadas para a manipulação de alimentos.
Vale ressaltar que, para evitar problemas de contaminação, recomenda-se que todos esses itens sejam feitos em aço inoxidável.
Isso porque sua superfície é lisa, o que, por sua vez, dificulta a proliferação de bactérias. Por conta disso, a Vigilância Sanitária fixa a obrigação do seu uso, fazendo com que tanto pequenos utensílios quanto a coifa inox sejam necessários em sua cozinha.
Itens para o salão
Também é preciso que o salão onde os clientes farão as refeições seja bem decorado.
Como uma das desvantagens dos contêineres é o espaço reduzido, recomenda-se empregar técnicas que visem proporcionar mais amplitude para o espaço, como o uso de tons claros no piso e nas paredes, bem como a instalação de um espelho bisotado.
Assim, o ambiente ficará agradável, fazendo com que os clientes retornem muita vezes.