O piso de madeira é um material que se destaca nos projetos de construção pela beleza e durabilidade.
Mas como o desgaste é uma coisa natural com o tempo, tomar alguns cuidados na hora de limpar ou conservar esses materiais é fundamental.
Algumas dicas são comuns para todos os tipos, mas o cuidado depende de cada ambiente e tipo de madeira.
Se você quer saber mais sobre as melhores técnicas para fazer a limpeza e restauração desta parte da casa, esse artigo é para você!
Para restaurar todos os pisos: Aplicação de bona
Desgaste, acúmulo de sujeira e falta de manutenção são coisas que contribuem para que o piso de madeira escureça com o tempo e perca o brilho.
Neste cenário, a Aplicação de bona é uma alternativa interessante para qualquer tipo de madeira.
Na prática, essa técnica ajuda na revitalização do assoalho por meio do polimento especializado.
Se você vai fazer uma reforma e está na dúvida se vale a pena trocar o piso ou restaurar, a Aplicação de bona pode te ajudar, pois traz as seguintes vantagens:
Não tem cheiro e é fácil de aplicar;
Traz de volta o brilho da madeira, deixando-o novo;
Seca rápido;
Não mancha e não altera a naturalidade do material;
Antes de contratar uma empresa ou profissional para aplicar essa Resina para piso de madeira à base d’água, saiba que a reforma do piso é dividida em partes (e é preciso fazer todas com muito cuidado). São elas:
1. Troca de partes danificadas do piso
Embora o material aplicado seja capaz de restaurar o piso, há partes muito degradadas e que nem sempre dá para aproveitar. Por isso, o profissional analisa o estado do piso e substitui as partes estragadas.
2. Lixamento
É importante deixar o assoalho de madeira polido e uniforme, e o lixamento serve para isso. Em geral, esse processo é feito por uma máquina com 4 tipos de lixa.
3. Aplicação da resina
Depois das etapas anteriores, finalmente é hora do acabamento. O ideal é aplicar o produto sempre com duas demãos. Isso garante que a madeira absorva melhor a Aplicação de bona e seus benefícios.
Geralmente, o intervalo entre uma etapa e outra é de um dia e após cada sessão é bom que o profissional faça um lixamento do piso.
Após essa etapa, não é aconselhável andar no local e é preciso respeitar o período da secagem total que dura, em média, uma semana.
Tipos de piso e cuidados específicos
Você sabia que para cada piso há vantagens e um jeitinho certo de cuidar? Confira os estilos abaixo e veja se é o seu caso!
Feito a partir de PVC, o piso vinílico durafloor preço, é uma opção que semelhante à madeira, com baixo custo e fácil de instalar. Quer saber as vantagens e a forma de manter a qualidade do material?
Vantagens:
É um piso antialérgico e não acumula ácaros;
Dispensa cola e processos complexos na hora de instalar;
Abafa os barulhos, pois tem bom isolamento acústico;
Fácil de limpar: um pano úmido já resolve;
Na hora da limpeza do piso vinílico duraflor preço, vale lembrar de algumas coisas. Dá para lavar, mas não precisa de vários baldes de água.
Se a sujeira se resumir ao acúmulo de poeira, um pano úmido já resolve. Em casos de resíduos acumulados em maior quantidade, um detergente neutro basta e solventes não devem ser usados.
Carpete de madeira
O carpete de madeira é muito usado em ambientes internos e se diferencia por ser mais fino do que a madeira natural.
Composto por compensados de madeira e fácil de instalar (com encaixe macho/fêmea), o material é diferente dos pisos colados, mas a limpeza é comum.
Uma vassoura macia, um aspirador de pó ajudam e um pano úmido resolve a situação da poeira no cotidiano.
Em casos de faxina pesada: um detergente neutro ou vinagre com água são boas opções para higienizar o carpete de madeira.
A única coisa que não é aconselhável para esses casos é o uso de escovas de aço, pois como a madeira é mais sensível, esse produto pode riscar o carpete.
Deck de madeira
Disponível em vários formatos, o deck de madeira é um piso muito aplicado em varandas, áreas com piscina, SPAs e bistrôs, pelo formato e beleza decorativa.
A limpeza também é simples: a boa e velha vassoura e água com sabão são eficazes na remoção da sujeira.
Outro detalhe importante é cuidar da limpeza não só na parte superior do deck de madeira, e checar sempre as frestas, que podem acumular mais sujeira.