A construção civil é um dos ramos profissionais que mais representam a sociedade hoje em dia. Somente no Brasil, ela representa em média de 10% de nosso PIB (Produto Interno Bruto) e agrega em todos os segmentos, seja no comercial, profissional ou social.
O mercado de construção é muito aquecido e sempre foi, pois não podemos negar que sem esse serviço, não teríamos onde viver, trabalhar e até estradas para nos locomover, como viadutos, pontes e etc.
Quando pensamos nesse nome, lembramos sempre de casas e prédios, mas a construção vai muito além, e pode fabricar todos os tipos de estruturas, sejam elas enormes ou mais comuns, como:
- Condomínios prediais e residenciais;
- Pontes;
- Rodovias;
- Superestruturas;
- Estradas;
- Portos;
- Aeroportos;
- Restaurações;
- Reformas;
- Obras de saneamento;
- Entre outros.
Ou seja, é muito abrangente, que proporciona desde o projeto de fundação do local até suas finalizações totais, entregando o ambiente pronto para ser percorrido, decorado e ocupado.
E para que você possa entender mais sobre sua atuação, falaremos como funciona o projeto inicial e também alguns produtos que devem ser usados conforme a obra é desenvolvida. Acompanhe este artigo e tire suas dúvidas.
Algumas funcionalidades e elementos da construção civil
A fundação, como falamos acima, é um dos primeiros e mais importantes processos a serem realizados em uma construção.
Ele reconhecerá em um documento por meio de estudos específicos o melhor tipo de fundação a ser feito no local.
Ou seja, essas pesquisas são feitas para que os técnicos possam observar e entender quais os métodos mais viáveis para a estruturação dessa construção e como deverá ser feita para ter maior segurança.
As etapas desse método são:
- Investigar o solo;
- Estudar a topografia, características físicas do terreno;
- Analisar as construções em volta;
- Comparar fundações;
- Avaliar o projeto arquitetônico e sua estrutura.
Com tudo isso produzido corretamente, o local será construído da melhor e mais estável forma possível, para que não haja problemas estruturais futuramente e os riscos de queda aumentem.
Após todo esse trabalho, a construção da obra pode se iniciar e seguir os passos de estruturação, produção, construção de lajes, instalações e acabamentos, para então poder ser utilizada para seus fins, como projetada anteriormente.
Materiais usados em uma obra
Além de todas as etapas, há alguns tipos de materiais e serviços que devem ser feitos, independentemente do que será seu local, pois são itens essenciais a serem usados nesse tipo de construção.
O tijolo comum é o elemento principal em um canteiro, ele costuma ser usado no momento da alvenaria. Ele é feito de barro cozido, tem um formato de um paralelepípedo e é utilizado, na maioria das vezes, para ser toda a sustentação. A maioria das vezes é empilhado para poder formar paredes e rebocado para que não apareça.
Hoje em dia também faz partes das decorações e muitas pessoas gostam que ele apareça nos cômodos. Ou seja, é um produto barato e esteticamente aceito. Existem várias cores e modelos, mas esse é o principal.
Impermeabilização de paredes
Para que o lugar recém-construído não passe por problemas com chuvas e vazamentos logo no começo, a impermeabilização no corpo das paredes é feita no andamento da obra.
É o método mais fácil de se fazer e é uma mistura de aditivos impermeabilizantes aplicados diretamente na argamassa, na hora do reboco.
Esse serviço evitará vazamentos indesejados causados por má colocação de calhas ou algum problema ocorrido na obra. Também evita que o ambiente interno estrague, assim como externo, e ajuda na prevenção de reformas urgentes.
Ou seja, é necessário para que a edificação seja segura e não tenha disfunções estruturais por más formação e construção.
Impermeabilizante para laje – Para que as águas pluviais não cheguem até as paredes, como já falamos, essa fase deve ser essencial, pois com a laje impermeabilizada, nenhum tipo de vazamento ocorrerá em cômodos internos.
A laje, no período da construção passa por um processo de impermeabilização que impede entrada ou vazamentos inesperados no local, por isso sua importância. Assim, o ambiente estará sempre seguro estruturalmente falando.
Hoje aprendemos somente alguns passos de uma construção, mas já foi perceptível o quanto é algo que deve ser feito com cuidado de devemos valorizar os mínimos detalhes, para que não haja erro neste investimento.