A fabricação de materiais de apoio, como os corrimões, demandam procedimentos específicos de confecção industrial.
Desse modo, seu uso diário e extremamente importante na construção civil é possível graças aos processos de fabricação que vão muito além do setor.
Você conhece alguns procedimentos recorrentes para os resultados mais qualificados no setor da construção civil?
Além disso, qual a importância do itens que fornecem apoio e proteção em diversos tipos de ambientes? E como eles são obtidos?
No artigo que você acompanha a seguir, fique por dentro de mais detalhes sobre o tema e confira como os fornos e caibros fazem parte da composição de elementos que não podem faltar em edificações comprometidas com a segurança.
Itens de apoio
Os itens de apoio são fundamentais para a otimização de diversos ambientes e, principalmente, para garantir que os usuários terão não apenas mais conforto e condições de locomoção, como também mais segurança em sua experiência.
Não é por acaso que o guarda corpo e o corrimão estão presentes em praticamente todo tipo de edificação, sendo, muitas vezes, parte de um sistema integrado de proteção que é exigido pelos órgãos fiscalizadores.
Especialmente nas escadas, o corrimão têm um papel fundamental, seja em ambientes empresariais, residenciais ou de outros tipos.
Isso porque ele fornece a possibilidade de uma pessoa se sustentar com mais firmeza e segurança ao descer ou subir degraus, rampas e, até mesmo, em superfície planas, sendo um acessório de mobilidade imprescindível em muitos contextos.
Seu uso correto, que vai desde a escolha de produtos de qualidade, passando pela instalação qualificada e chegando aos cuidados com a manutenção e a conservação do item, gera um fluxo mais otimizado de locomoção e evita a ocorrência de quedas e acidentes.
É possível montar tanto pelos modelos que são instalados nas paredes quanto aqueles acoplados à própria escada.
Vale ressaltar que o primeiro tipo só deve ser empregado quando há paredes dos dois lados da escada, de modo que a pessoa possa se sustentar com ambos os braços e garantir a total firmeza.
É possível, ainda, utilizar uma série de acessórios para que seu desempenho seja ainda mais resolutivo e seguro. Alguns deles são:
- Joelhos;
- Terminais;
- Conexões;
- Cotovelos;
- Tampas;
- Suportes.
Além disso, uma das mais importantes características desse item é que ele é altamente personalizável, podendo receber aros, bolas decorativas, treliças e demais composições capazes de torná-lo muito mais adequado não apenas funcional, como também esteticamente.
Com relação à composição, o corrimão inox é um dos mais indicados. Também é possível contar com uma cobertura de vidro temperado nas laterais, garantindo mais sofisticação e resistência.
O uso do inox é uma garantia de durabilidade acima da média, já que esse tipo de material é altamente resistente aos processos de corrosão, sendo ideal para a aplicação em áreas que recebem chuvas, ventos, incidência solar e, até mesmo, substâncias químicas.
O Corrimão de inox preço pode variar de acordo com alguns fatores, de modo que é importante consultar a relação custo-benefício oferecida por cada fornecedora.
Fornos
Os variados tipos de vidro que podem ser empregados na composição adicional do corrimão exigem diferentes procedimentos de produção.
No caso do temperado, que é uma alternativa para quem quer desenvolver ambientes mais despojados e modernos sem comprometer a segurança, é no Forno para tempera que se dá sua confecção.
Esse maquinário é utilizado em indústrias, vidraçarias e setores variados de beneficiamento do vidro.
Esse equipamento é capaz de fornecer as condições ideais para produção de vidros que demandam tratamentos térmicos e químico. Construído horizontalmente, o forno assegura:
- Abertura em nível;
- Aquecimento estável;
- Isolamento térmico;
- Atuação em conjunto das peças;
- Baixo custo.
Caibros
A madeireira é outro tipo de fornecedora que faz parte de muitos procedimentos importantes para a garantia de proteção e segurança na construção civil.
Dessa forma, a confecção de caibros, estruturas que ficam por cima das terças na composição dos telhados, é uma demanda diária.
Eles podem ser feitos de diferentes tipos de madeira, tais como:
- Peroba rosa;
- Itaúba;
- Eucalipto;
- Cedrinho.
No geral, o caibro de madeira oferece uma série de vantagens para a sustentação correta do telhado e para a integração com as terças e as ripas. Dessa forma, a madeira precisa ser escolhida com base nas demandas de cada edificação.
O mais importante é realizar o emprego correto de todos os itens, garantindo mais durabilidade e segurança.
Além disso, contar com o trabalho qualificado de profissionais especializados é uma maneira de assegurar que todos os procedimentos estão sendo executados conforme as normas e os padrões do setor, o que gera resultados de sucesso.